5 qualidades que as empresas mais buscam em profissionais

As mudanças pelas quais o mundo passa, obriga os profissionais a reciclarem-se e agregarem mais valor; por isso é preciso saber quais são as qualidades essenciais ao mercado de trabalho.

Não só as necessidades das empresas mudaram, mas também os perfis dos candidatos. Algumas das principais qualidades profissionais que o mercado procura hoje são o trabalho em equipe, a responsabilidade, a capacidade de tomada de decisão, comunicação, liderança entre outras.

continua depois da publicidade

Embora algumas competências sejam inatas em uma pessoa, existem ‘soft skills’ que podem ser aprimoradas por meio de treinamento, experiência ou análise.

Por isso, todo candidato deve saber quais são suas habilidades mais marcantes, bem como o que precisa melhorar para continuar crescendo profissionalmente.

continua depois da publicidade

Confira as qualidades mais atraentes aos olhos das empresas, abaixo:

1. Pensamento crítico

Pensamento crítico e análise encabeça a lista de qualidades profissionais que os empregadores acreditam que crescerão em importância nos próximos 5 anos. Isso porque identificar pontos fortes e fracos, através do uso da lógica e do raciocínio, permite avaliar a eficácia das soluções.

2 . Inteligência emocional

A inteligência emocional é a capacidade de uma pessoa não só interpretar os seus próprios sentimentos, mas também os dos que a rodeiam, algo que lhe permite adaptar-se às diferentes situações que surgem todos os dias no trabalho.

continua depois da publicidade

3. Criatividade, originalidade e iniciativa

Vontade de assumir responsabilidades e desafios, resolver conflitos de forma inteligente e inovadora e experimentar novas ideias, são as bases para que a criatividade dê frutos.

Desse modo, as empresas buscam trabalhadores que saibam tomar decisões por si e apresentar ideias brilhantes.

4. Perfil de liderança

Cada vez mais as empresas permitem trabalhar a partir de casa, e ter profissionais com boas capacidades de liderança será essencial para manter as equipes de trabalho unidas e, desta forma, fomentar a colaboração e motivar e inspirar os seus colegas.

continua depois da publicidade

5. Pensamento analítico e resiliente

O desenvolvimento dessas qualidades profissionais refere-se à análise de informações e à aplicação do pensamento criativo para encontrar soluções para problemas relacionados ao trabalho usando metodologias inovadoras.