Inscritos no Bolsa Família podem ser prejudicados

Até o momento, mais de um milhão de brasileiros inscritos no Bolsa Família ainda não foram aceitos.

Quando tomou posse em fevereiro de 2020, o atual ministro da cidadania, Onyx Lorenzoni, informou que os números de novos beneficiados inscritos no Bolsa Família seriam altos. Isso porque, segundo ele, o governo iria aceitar um grande total de cadastros.

continua depois da publicidade

Essa promessa, no entanto, não foi cumprida e mais de um milhão de pessoas ainda seguem sem assistência do programa. De acordo com o novo ministro, a aprovação de novos beneficiários iria atingir um número até então não alcançado na história do país. 

No primeiros meses do ano, Bolsonaro e sua equipe confirmaram que o programa não estaria aceitando novos beneficiários até que as ações de fiscalização interna fossem encerradas. Apesar disso, entre abril e maio de 2020 foram beneficiadas 14,27 milhões de famílias inscritas no Bolsa Família.

continua depois da publicidade

Pente fino nos cadastros   

Está em andamento, realizado pelo governo federal, a ação pente fino que tem objetivo de fiscalizar os já inscritos no Bolsa Família. A iniciativa tem o objetivo de desligar usuários que não se enquadram no programa.

Desigualdade nos comprovantes de renda, endereço ou ausência de cadastros escolares são motivos para que o Ministério da Cidadania exclua o cadastro.  

Desde que a operação foi iniciada, no segundo semestre de 2019, mais de um milhão de pessoas já foram desligadas, muitos sem aviso prévio para que correções no cadastro pudessem ser realizados.

continua depois da publicidade

Outras queixas são de que as informações que haviam sido repassadas estavam de acordo com aquelas exigidas para receber o auxílio. A resposta do governo é de que não está permitindo explicitações quanto aos erros encontrados.  

O que é o programa Bolsa Família

Esse é um programa do Governo Federal de transferência direta de renda, que objetiva atender famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza no País, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza. O Bolsa Família foi criado pelo ex-presidente Lula.

O programa busca garantir a essas famílias o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde.

continua depois da publicidade

Em todo o Brasil, mais de 13,9 milhões de famílias são inscritos no Bolsa Família.