Saque do FGTS: projeto de Lei pretende flexibilizar o uso do fundo

O Projeto de Lei (PL 4457/20) está em processo de análise na Câmara dos Deputados, esse PL tem o objetivo de autorizar o trabalhador a fazer o saque do FGTS e uso dos valores acumulados na conta individual vinculada ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para custear despesas com reforma necessária em imóvel […]

O Projeto de Lei (PL 4457/20) está em processo de análise na Câmara dos Deputados, esse PL tem o objetivo de autorizar o trabalhador a fazer o saque do FGTS e uso dos valores acumulados na conta individual vinculada ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para custear despesas com reforma necessária em imóvel próprio ou educação.

continua depois da publicidade

De acordo com o texto, esses recursos poderão ser usados pelo assalariado para a compra de material escolar ou pagamento de mensalidades em qualquer fase da educação (da creche à pós-graduação).

Não se justifica o impedimento de utilizar parte do para auxiliar o trabalhador ou seus dependentes nas despesas educacionais, bem como com o material escolar […] Outra situação de saque que deve ser permitida é quando a casa própria do trabalhador necessita de serviços para sua manutenção.

Deputado Luiz Carlos Motta (PL-SP), autor do projeto.

Hoje, as condições para que o assalariado possa sacar o dinheiro das contas do FGTS, sejam elas ativas ou inativas (empregos atuais e anteriores), são: em caso de demissão sem justa causa; fechamento da empresa; aposentadoria; pagamento de financiamento habitacional; idade superior a 70 anos; falecimento do trabalhador; diagnóstico de doença grave; entre outras.

continua depois da publicidade

Saque do FGTS emergencial

O Governo Federal autorizou saque emergencial do FGTS em consequência da pandemia da COVID-19. Por meio dele os trabalhadores têm permissão para sacar de conta ativa e inativa o valor de até um salário-mínimo (R$ 1.045).

O uso do dinheiro está disponível para pagar contas e boletos, fazer comprar, pelo aplicativo Caixa Tem ou efetuar um saque em uma agência da Caixa por meio de documento de identificação. Esses recursos estarão disponíveis na conta somente até o dia 30 de novembro deste ano (2020).

Tramitação de projetos de lei

As medidas propostas pela PL 4457/20 ainda não estão valendo porque precisam passar por votação na Câmara, Senado e pela aprovação do presidente Jair Bolsonaro para entrar em vigor.

continua depois da publicidade

Entenda mais sobre o processo.

APRESENTAÇÃO: qualquer deputado ou senador, comissão da Câmara, do Senado ou do Congresso, o presidente da República, o procurador-geral da República, o Supremo Tribunal Federal, os tribunais superiores e cidadãos podem apresentar um projeto de lei.

CASA INICIADORA E REVISORA: com exceção dos projetos apresentados por senadores que começam no Senado, todo os outros começam a tramitar na Câmara. O Senado funciona como Casa revisora para os projetos iniciados na Câmara e vice-versa.
Caso o projeto da Câmara for alterado no Senado, ele volta para a Câmara. Da mesma forma, se um projeto do Senado for alterado pelos deputados, ele retorna para o Senado. A Casa onde o projeto foi criado dá a palavra final sobre seu conteúdo, podendo aceitar ou não as alterações feitas na outra Casa.

continua depois da publicidade

ANÁLISE PELAS COMISSÕES: de acordo com seu conteúdo os projetos são distribuídos às comissões, elas são responsáveis por analisar a importância e possibilidade do projeto ser aceito.

COMISSÃO ESPECIAL: caso algum projeto trate de assuntos referentes a mais de três comissões de mérito, eles são enviados para uma comissão especial criada especificamente para analisá-los. Essa comissão substitui todas as outras.

ANÁLISE CONCLUSIVA NAS COMISSÕES: em sua maioria os projetos estão processo conclusivo, ou seja, caso sejam aprovados nas comissões eles seguem para o Senado sem precisar passar pelo Plenário. Porém, se 52 deputados recorrerem, o projeto vai para o Plenário.

continua depois da publicidade

URGÊNCIA: a depender do acordo de líderes, alguns projetos passam a tramitar em regime de urgência, desde que o Plenário aprove um pedido de projeto com esse propósito. Nesse caso, ele pode ser votado rapidamente pelo Plenário sem precisar passar pelas comissões. Quando o presidente da República solicita urgência para votação de projeto de sua iniciativa, a proposta tem que ser votada em 45 dias ou passará a bloquear a pauta da Câmara ou do Senado (onde estiver no momento).

A APROVAÇÃO: Os projetos de lei ordinária (simples) são aprovados com maioria de votos (maioria simples), desde que esteja presente no Plenário a maioria absoluta dos deputados (257). A Constituição determina que alguns assuntos são tratados por lei complementar. Essa lei tem o mesmo valor da lei ordinária, mas requer maior número de votos para ser aprovada (257 votos favoráveis), o que torna mais difíceis sua aprovação e posterior alteração.

SANÇÃO E VETO: os projetos de lei aprovados pela Câmara e pelo Senado são enviados ao presidente da República para sanção (aprovação). A decisão da aprovação ou veto tem de ser feita pelo presidente tem 15 dias úteis. O veto pode ser total ou parcial. Todos os vetos devem ser votados pelo Congresso. Para rejeitar um veto, é preciso o voto da maioria absoluta de deputados (257) e senadores (41).