PIS/Pasep 2020: beneficiários ainda podem fazer saques

Cidadãos brasileiros ainda podem receber o abono salarial do PIS/Pasep 2020 pela Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. O benefício é pago para trabalhadores de baixa renda e funciona como uma espécie de 14° salário. As informações são do jornal Agora. continua depois da publicidade Os trabalhadores de empresas privadas recebem o PIS (Programa […]

Cidadãos brasileiros ainda podem receber o abono salarial do PIS/Pasep 2020 pela Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. O benefício é pago para trabalhadores de baixa renda e funciona como uma espécie de 14° salário. As informações são do jornal Agora.

continua depois da publicidade

Os trabalhadores de empresas privadas recebem o PIS (Programa de Interação Social) pela Caixa, e os servidores públicos recebem o Pasep (Programa do Patrimônio do Servidor Público) pelo Banco do Brasil.

PIS/Pasep 2020

Quem está com dúvidas se possui direito ao abono deve consultar os portais virtuais dos bancos. Trabalhadores que recebem o PIS podem sacar utilizando o Cartão Cidadão e senha cadastrada em caixas eletrônicos, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.

continua depois da publicidade

O valor do abono salarial do PIS/Pasep 2020 ainda pode ser resgatado diretamente na agência do banco, mas para isso o trabalhador deve apresentar documento de identificação com foto. Quem possui conta-corrente ou conta poupança nas instituições financeiras já recebe o valor diretamente nela – se houver movimentação e saldo acima de R$ 1.

Servidores de órgãos públicos recebem o Pasep nas agências do Banco do Brasil, também portando documento de identificação. Para clientes de outros bancos é possível fazer uma transferência eletrônica pelos caixas nas agências do BB, ou pelo internet banking.

Canais de consulta para PIS (Caixa Econômica Federal)

Canais de consulta para Pasep (Banco do Brasil)

  • Pelo site do Banco do Brasil
  • Telefones da central de atendimento BB: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas); 0800-7290001 (demais cidades) e 0800-7290088 (deficientes auditivos).

Quem pode receber o abono salarial PIS/Pasep 2020?

Os trabalhadores que exerceram atividade laboral por pelo menos um mês (30 dias) em 2019 têm direito ao abono salarial do PIS/Pasep 2020. Mas, eles precisam ter recebido apenas dois salários mínimos (média) por mês. Além disso, os cidadãos devem estar inscritos no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos.

continua depois da publicidade

Os valores do abono salarial variam de acordo com a quantidade de meses trabalhados em 2019. Caso o trabalhador tenha se dedicado à atividade laboral, com carteira assinada, durante todo o ano passado (12 meses) ele receberá o valor de um salário mínimo R$1.045.

O abono 2020/2021 já está sendo pago, mas o beneficiário pode sacar o PIS 2019/2020 até o dia 30 de junho de 2021 pois o prazo foi estendido pela Caixa Econômica Federal.

Os servidores públicos que recebem o Pasep tinham o prazo até o dia 30 de junho de 2020, segundo o Banco do Brasil todos os clientes tiveram o valor disponibilizado no período.

continua depois da publicidade