Políticos defendem a prorrogação do auxílio emergencial, diz colunista

O colunista de economia e política Valdo Cruz, da GloboNews, afirmou que membros da ala política do Governo de Jair Bolsonaro defendem a prorrogação do auxílio emergencial. Segundo ele, a indefinição sobre o Renda Cidadã – programa que seria um Bolsa Família ampliado – fez com que os políticos começassem a defender a prorrogação do […]

O colunista de economia e política Valdo Cruz, da GloboNews, afirmou que membros da ala política do Governo de Jair Bolsonaro defendem a prorrogação do auxílio emergencial. Segundo ele, a indefinição sobre o Renda Cidadã – programa que seria um Bolsa Família ampliado – fez com que os políticos começassem a defender a prorrogação do auxílio por mais dois ou três meses no próximo ano.

continua depois da publicidade

Porém, assessores da Presidência da República disseram que Jair Bolsonaro ainda não definiu nada sobre o assunto. A expectativa é de que o presidente decida depois do segundo turno das eleições municipais. Na tarde de hoje, 23 de novembro, o ministro da economia Paulo Guedes voltou a afirmar que o auxílio não será prorrogado.

Políticos defendem a prorrogação

Um assessor da presidência teria dito ao colunista que vários políticos defendem a prorrogação do auxílio emergencial: “A decisão é do presidente Bolsonaro e, até agora, ele não tomou uma posição. Deve decidir entre esta e a próxima semana, sabendo da importância do benefício para a população que está em situação de vulnerabilidade”.

continua depois da publicidade

Segundo a mesma fonte, as pressões pela extensão do benefício voltaram por conta da esperada segunda onda da pandemia de COVID-19. Mas, é necessário que a presidência agora garanta o cumprimento do teto dos gastos públicos no orçamento da união para 2021. O auxílio emergencial, assim como o estado de calamidade pública no Brasil, acaba no dia 31 de dezembro deste ano.

Enquanto isso, líderes do governo no Congresso Nacional esperam aprovar a PEC Emergencial, que inclui o texto do novo programa social do governo (Renda Cidadã). Mas, a possibilidade de prorrogação do auxílio emergencial tem gerado instabilidade na economia, na última semana o dólar terminou em alta assim como as taxas de juros.

Guedes negou prorrogação

Paulo Guedes afirmou hoje em evento de economia online que o auxílio emergencial não será prorrogado em 2021. Os políticos que defendem a prorrogação querem que ele seja pago até que o Congresso Nacional vote pelas novas medidas de reformulação do Bolsa Família e criação de um novo programa de auxílio governamental.

continua depois da publicidade

Se o Renda Cidadã não for aprovado, o Bolsa Família sofrerá um aumento tanto em seu valor mensal como no número de famílias atendidas. A proposta é de que mais 6 milhões de famílias sejam incluídas nos 14 milhões que já recebem o benefício. Além disso, esse passaria de uma mensalidade de R$ 190 para R$ 250. Essa é, inclusive, a proposta defendida por Guedes caso o Renda Cidadã não seja aprovado.