PL prevê auxílio-alimentação aos alunos do ensino superior com bolsa integral; entenda

Em tramitação na Câmara dos Deputados, o PL 5290/20 estabelece auxílio-alimentação para os alunos do ensino superior com bolsa integral. A proposta altera a lei de nº 11.180/05, que assegura os recursos de permanência pelo Prouni (Programa Universidade para Todos). continua depois da publicidade “O projeto busca suprir esse gasto significativo e deveras relevante para […]

Em tramitação na Câmara dos Deputados, o PL 5290/20 estabelece auxílio-alimentação para os alunos do ensino superior com bolsa integral. A proposta altera a lei de nº 11.180/05, que assegura os recursos de permanência pelo Prouni (Programa Universidade para Todos).

continua depois da publicidade

“O projeto busca suprir esse gasto significativo e deveras relevante para os participantes de programas sociais”, informa o idealizador do PL, deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA).

Auxílio-alimentação para alunos de nível superior

O objetivo da proposta é de fornecer condições para que os estudantes possam se dedicar apenas às atividades acadêmicas e intelectuais. Conforme o texto em análise, os repasses devem começar em até três meses após aprovação do auxílio-alimentação.

O autor da proposta, deputado Rubens Pereira Júnior, não apresentou estimativa do impacto orçamentário. Ele também não informou a origem dos recursos para os devidos custeios.

continua depois da publicidade

Internet gratuita para Bolsa Família?

Atualmente, existe uma proposta na Câmara dos Deputados para garantir internet aos beneficiários do Bolsa Família. O PL 4243/20, ainda em tramitação, visa fornecer conectividade gratuita por meio do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust).

“Ora, são quase 5 milhões de jovens que, durante a reclusão imposta pela pandemia de COVID-19, ficam inteiramente impossibilitados de assistir a aulas e de buscar insumos para estudar. O que se deseja evidenciar é que a falta de inclusão digital não pode continuar a se impor e causar um severo déficit de acesso à informação, aí incluídos os direitos ao gozo de direitos e ao estudo”, justificou o autor da proposta, senador Carlos Fávaro (PSD-MT).

O parlamentar também disse que a medida é bastante necessária na situação de calamidade pública. Até porque muitos estudantes ainda estão em regime de ensino remoto. Conforme suas estimativas, cerca de 4,8 milhões de crianças e adolescentes brasileiros vivem sem internet.

continua depois da publicidade