Contratação do Casa Verde e Amarela será feita pelo Caixa Tem

O Caixa Tem irá ganhar mais uma função: a contratação do Casa Verde e Amarela será feita pelo aplicativo. A informação é de comunicado da própria Caixa Econômica Federal, realizado na última quinta-feira, 10 de dezembro. Além disso, o Caixa Tem vai passar a oferecer serviços de microcrédito assim que o Banco Central (BC) autorizar. […]

O Caixa Tem irá ganhar mais uma função: a contratação do Casa Verde e Amarela será feita pelo aplicativo. A informação é de comunicado da própria Caixa Econômica Federal, realizado na última quinta-feira, 10 de dezembro. Além disso, o Caixa Tem vai passar a oferecer serviços de microcrédito assim que o Banco Central (BC) autorizar.

continua depois da publicidade

A instituição financeira decidiu oferecer o financiamento imobiliário depois de avaliar os resultados do primeiro trimestre de 2020, quando R$ 33,2 bilhões foram contratados. O número foi o maior registrado pela Caixa na história, e é 58,7% maior que o do mesmo período do ano passado.

Caixa quer facilitar contratação do Casa Verde e Amarela

Pedro Duarte Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, falou durante a divulgação dos resultados. “Retomamos o nível operacional de antes do coronavírus e crescemos mais do que o ano passado. Aconteceu o mesmo em relação ao consignado”, disse.

continua depois da publicidade

Segundo o presidente, o microcrédito será ofertado para 10 milhões de cidadãos brasileiros. E, por conta disso, a maneira mais fácil de contratação tanto dele como do Casa Verde e Amarela é pelo Caixa Tem.

Ele ainda disse que “85% do crédito imobiliário da Caixa tem origem em correspondentes do banco – como lotéricas e correspondentes bancários -, que atuam em locais onde não há agências. Logo, esse aplicativo vai de encontro com nossos objetivos”.

Programa de microcrédito do Bolsa Família

Atualmente, o Governo Federal está em fase de estudos de um programa de microcrédito para o Bolsa Família. Os recursos do orçamento não devem superar R$ 2 bilhões, e virão ou da União, da Caixa Econômica Federal ou de uma junção dos dois.

continua depois da publicidade

A ideia da Caixa é que o Caixa Tem vire um Banco Digital, e um dos serviços disponibilizados seria o microcrédito do Bolsa Família. Porém, técnicos do Ministério da Economia afirmaram que a medida precisa ser bem estruturada. A fim de evitar que o microcrédito não seja gasto com consumo inconsciente dos valores.

“Se todos os beneficiários do Bolsa Família receberem esse crédito automaticamente, sem ter acesso aos cursos de educação financeira e aos conceitos do microcrédito, isso se torna um crédito direto ao consumidor. E isso leva a uma inadimplência maior. Essa é uma modalidade de crédito consciente”, pontuaram.

Caixa Tem

Criado para facilitar o acesso aos benefícios emergenciais do Governo Federal, durante a pandemia de COVID-19, o Caixa Tem agora é uma aposta digital do banco estatal. A ideia é que os serviços e produtos do aplicativo seja voltada para a população de baixa renda.

continua depois da publicidade