INSS: perícia do auxílio-doença volta a ser somente presencial

A perícia do auxílio-doença do INSS no formato online teve fim no último sábado (16). A avaliação médica com agendamento pela internet estava prevista para durar até 31 de janeiro de 2021, tendo em vista o fechamento das agências da Previdência Social. por causa da pandemia de coronavírus. continua depois da publicidade No entanto, o […]

A perícia do auxílio-doença do INSS no formato online teve fim no último sábado (16). A avaliação médica com agendamento pela internet estava prevista para durar até 31 de janeiro de 2021, tendo em vista o fechamento das agências da Previdência Social. por causa da pandemia de coronavírus.

continua depois da publicidade

No entanto, o órgão adiantou o término do processo virtual e retornará com o serviço presencial. Segundo a pasta, o atendimento está sendo realizado numa média de 30 dias após o pedido. A lei define que o INSS tem até 45 dias para finalizar a análise de aptidão do trabalhador para o benefício.

Outro encerramento foi o da antecipação do auxílio temporário por incapacidade, criado em 2020 por conta da COVID-19. O valor pago era de R$ 1.045 (salário mínimo vigente na época) e foi adiantado para os segurados. Quem ainda não recebeu, deveria entrar em contato com a Previdência Social. Já aqueles que conseguiram apenas uma parte, ainda terão o restante pago.

continua depois da publicidade

Como pedir o auxílio-doença do INSS

Os interessados em agendar consulta para o recebimento do benefício devem ligar no telefone 135 ou acessar o aplicativo Meu INSS. Em qualquer um dos formatos, o solicitante poderá escolher data, hora e local para realizar o procedimento. É necessário apresentar, na agência, uma série de documentação sobre a doença ou acidente que exigiram o afastamento do trabalhador. Como atestados, exames e receitas com datas mais recentes, de preferência.

De acordo com o Instituto, existem 491 postos aptos para realizar a perícia média do auxílio doença do INSS e mais de 2 mil médicos atuando em todo o Brasil. “Permanecem em trabalho remoto os peritos que pertencem ao grupo de risco aumentado para COVID-19 (idosos com mais de 60 anos, doenças graves, grávidas, lactantes)”, informou o órgão.

Antecipação do 13º salário dos aposentados

Com a manutenção da pandemia, foi decretado o adiantamento do 13º salário para aposentados da Previdência Social. O formato deve ser similar ao de 2020, sendo repassado 50% do valor em agosto e o restante em dezembro. A nova antecipação é uma medida do governo federal com o objetivo de movimentar economia brasileira.

continua depois da publicidade