Abono PIS/Pasep pode ter valor dobrado em 2022; entenda

O abono PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2020, deveria ser pago a partir deste mês de julho. Entretanto, o governo federal decidiu adiar os depósitos e, assim, os trabalhadores terão que esperar até fevereiro de 2022 para receber os valores. Ainda não existem detalhes a respeito de como será feito o pagamento para as pessoas […]

O abono PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2020, deveria ser pago a partir deste mês de julho. Entretanto, o governo federal decidiu adiar os depósitos e, assim, os trabalhadores terão que esperar até fevereiro de 2022 para receber os valores. Ainda não existem detalhes a respeito de como será feito o pagamento para as pessoas que têm direito ao abono PIS/Pasep.

continua depois da publicidade

É possível que o governo federal faça, em 2022 e de uma só vez, os pagamentos referentes a dois anos-base: 2020 e 2021. Isso quer dizer que os trabalhadores poderão ter acesso ao abono PIS/Pasep dobrado. Considerando o valor do salário mínimo de 2021, as quantias tenderão a chegar ao valor de R$ 2.200. Tudo dependerá da quantidade de meses trabalhados nos anos-base.

Abono PIS/Pasep pode ter valor dobrado em 2022

O governo federal deveria pagar o abono PIS/Pasep a partir de julho de 2021, tendo em vista o ano-base de 2020. Por outro lado, após reunião da Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador), ficou decidido o adiamento dos depósitos. A previsão, agora, é de conceder o abono PIS/Pasep em 2022, especificamente a partir do mês de fevereiro.

continua depois da publicidade

Com isso, é possível que o abono salarial seja pago com valores dobrados. Até porque o governo ainda deve fazer depósitos dos anos-base de 2020 e 2021. Vale ressaltar, no entanto, que ainda não existem detalhes confirmados a respeito dos pagamentos. O calendário oficial ainda será liberado pela equipe do governo.

Lembrando que, para garantir abono salarial do PIS, os trabalhadores em regime CLT precisam ter inscrição ativa no ‘Programa de Integração Social’ há, pelo menos, cinco anos. Eles também devem ter desempenhado suas funções por ao menos um mês no ano-base, recebendo remunerações de até dois salários mínimos.

Já o pagamento do abono Pasep é destinado aos servidores que trabalharam dentro do funcionalismo público no ano de referência.

continua depois da publicidade

Mais informações sobre o abono salarial

Consultar situação no abono PIS: aplicativo ‘Caixa Trabalhador’ (disponível para celulares com Android e iOS);
Consultar situações no abono Pasep: campo eletrônico de pesquisa no site do Banco do Brasil.