O auxílio emergencial não caiu no Caixa Tem. O que fazer?

Os beneficiários do auxílio emergencial notaram problemas para receber as cotas pela plataforma da Caixa. Os depósitos acontecem, por meio do aplicativo Caixa Tem, com o objetivo de disponibilizar o acesso às cotas sem causar aglomerações nas agências bancárias. continua depois da publicidade Muitos beneficiários dependem exclusivamente do auxílio e qualquer atraso pode ser extremamente […]

Os beneficiários do auxílio emergencial notaram problemas para receber as cotas pela plataforma da Caixa. Os depósitos acontecem, por meio do aplicativo Caixa Tem, com o objetivo de disponibilizar o acesso às cotas sem causar aglomerações nas agências bancárias.

continua depois da publicidade

Muitos beneficiários dependem exclusivamente do auxílio e qualquer atraso pode ser extremamente prejudicial em meio à crise econômica ocasionada pela COVID-19. Você sabe como proceder se o auxílio emergencial não cair no Caixa Tem?

Auxílio emergencial 2021 não caiu no Caixa Tem. O que posso fazer?

A Caixa Econômica Federal criou, de maneira automática, milhões de poupanças digitais pelo aplicativo e, por sua vez, milhões de brasileiros acessam o aplicativo regularmente. Contudo, as coisas não funcionam da maneira que os usuários gostariam.

continua depois da publicidade

Desde o início do programa auxílio emergencial, os usuários do Caixa Tem vêm reclamando de falhas e instabilidades no sistema, como atraso no pagamento das parcelas e erro na visualização do saldo (valor zerado). Em 2020, também ocorreram denúncias de que problemas de demora e dificuldade de acesso continuavam acontecendo.

O que fazer se o pagamento não constar na poupança social digital? A orientação geral é de reunir provas de que o auxílio emergencial não caiu no Caixa Tem, como prints para comprovar o atraso nos pagamentos, registro de ligações para a Caixa Econômica Federal e cópia das reclamações no PROCON ou no site do consumidor.

Antes de recorrer à Justiça, é necessário averiguar opções viáveis para solucionar os problemas. O beneficiário deverá inicialmente buscar a orientação de suporte prévio nas agências da Caixa ou pelos canais de atendimento, sempre anotando protocolos, datas das ligações e nome dos funcionários.

continua depois da publicidade

Como funciona o aplicativo Caixa Tem?

O aplicativo Caixa Tem está disponível para smartphones que utilizam sistema operacional Android ou iOS, sendo possível encontrá-lo nas lojas virtuais da Google Play e App Store.

Mesmo sem o cartão físico, a plataforma fornece recursos de transferências e pagamentos para os beneficiários. O objetivo é de servir como uma maneira simplificada para ter acesso à poupança digital. Por isso, o Caixa Tem funciona como uma espécie de conversa de WhatsApp.

Os beneficiários do auxílio podem usar o cartão virtual Caixa Tem para efetuar compras e pagar faturas:

continua depois da publicidade
  1. Na tela inicial do aplicativo, clique em “Cartão Virtual”;
  2. Depois, na tela de mensagens, toque em “Usar agora meu Cartão de Débito Virtual”;
  3. Digite a senha do Caixa Tem;
  4. Clique na imagem para visualizar as informações geradas (validade e código de segurança).