Tudo Bahia
Portal de Notícias

Auxílio emergencial em 2021: o que pode fazer perder o benefício?

Caso não movimente o benefício por 120 dias, o beneficiário pode perder o auxílio emergencial em 2021. Saiba os detalhes.

O governo federal divulgou a prorrogação das parcelas do auxílio emergencial em 2021. O que muitos não sabem é que é necessário movimentar os valores durante um período de 120 dias. Caso isso não aconteça, o benefício pode retornar ao governo federal.

Para movimentar o dinheiro não é necessário gastar todo o valor. O usuário pode, por exemplo, realizar transferência para outra conta ou pagar um boleto para que o governo entenda que o dinheiro está sendo usado de alguma maneira.

O prazo de 120 dias começa a contar a partir da data de depósito na conta, e não a partir da liberação dos saques. Ou seja, são cerca de quatro meses após a liberação do auxílio emergencial, por isso fique atento para não perder seu benefício.

Auxílio emergencial em 2021: o que pode fazer perder o benefício?

De acordo com a Caixa Econômica Federal, beneficiários cadastrados e autorizados a receber o auxílio passam por análise nos sistemas do governo a cada nova parcela.

Se houver, por algum motivo, alteração nas informações cadastradas inicialmente que interfiram nos critérios de aprovação – como emprego com carteira assinada, por exemplo – os pagamentos deixam de ser feitos.

Além disso, o benefício pode ser cortado daqueles que tiveram a aposentadoria liberada ou que estejam recebendo o seguro-desemprego.

Caso você tenha o auxílio emergencial cancelado, pode recorrer a decisão pelo site e aplicativo da Caixa ou pelo telefone 121.

Como consultar o saldo?

O site da Dataprev fornece condições para que os beneficiários do auxílio emergencial, por meio do número de seus CPFs, possam consultar o saldo de suas parcelas. Para efetuar o procedimento, basta seguir alguns passos básicos, confira:

  • Acesse a página da Dataprev para fazer a consulta das parcelas;
  • Insira os dados exigidos, como CPF, nome completo do beneficiário, data de nascimento e nome da mãe;
  • Feito isso, espere a página carregar. Nela, será possível consultar o saldo do auxílio emergencial 2021.

Vale destacar que a consulta do auxílio emergencial 2021, bem como extrato de movimentações, também pode ser feita diretamente pelo aplicativo Caixa Tem (Android e iOS). O app funciona como uma espécie de conversa pelo WhatsApp, com tela de menu intuitiva e autoexplicativa.

Confira como consultar o saldo pelo aplicativo Caixa Tem:

  • Entre no aplicativo Caixa Tem para consultar o saldo do auxílio emergencial;
  • Você vai ser colocado em uma fila virtual para acessar o sistema. Após chegar a sua vez, será possível usar as funcionalidades durante  o prazo de 10 minutos. Os usuários não precisam ficar com a conta do Caixa Tem aberta enquanto estiverem aguardando;
  • Sua vez chegou? Vá na opção “mostrar saldo”, que fica no canto superior da tela;
  • Confira, pelo aplicativo Caixa Tem, o saldo disponível do auxílio emergencial;
  • Caso queira saber mais detalhes sobre as movimentações das parcelas do auxílio emergencial, encontre e toque na opção “Extrato”, que fica no menu do app. Ela mostra como você já usou o seu dinheiro. Para ver o extrato de meses anteriores, é só ir movendo para os lados.
LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais