BACEN pode liberar Pix pelo WhatsApp a partir de agosto

O BACEN (Banco Central do Brasil) informou que fará uma atualização na plataforma Pix, de forma que se torne possível realizar transações em aplicativos de mensagens instantâneas e outras redes sociais. continua depois da publicidade Clientes da Netflix no Brasil pagarão mais caro pela assinatura Confira vagas de emprego disponíveis no Assaí Atacadista A partir […]

O BACEN (Banco Central do Brasil) informou que fará uma atualização na plataforma Pix, de forma que se torne possível realizar transações em aplicativos de mensagens instantâneas e outras redes sociais.

continua depois da publicidade

A partir desse update, previsto para ocorrer a partir de agosto, os usuários poderão, por exemplo, fazer pagamentos e transferências diretamente do WhatsApp e de outros aplicativos similares.

A resolução do Banco Central para essa finalidade já foi baixada. Nela, estão explicitadas regras que todas as instituições financeiras associadas ao sistema Open Banking (sistema de compartilhamento de dados) deverão seguir.

continua depois da publicidade

Banco Central poderá liberar Pix pelo WhatsApp

Segundo a resolução BCB nº 109, o prazo para que as instituições integrantes do Open Banking executem todos os procedimentos técnicos e operacionais para o compartilhamento do serviço de iniciação de transação de pagamento de Pix termina no dia 30 de agosto de 2021.

Com a atualização das regras, será criada uma nova modalidade de participação no sistema, chamada de iniciador.

Ela é destinada, segundo o Banco Central, “às instituições financeiras ou demais instituições autorizadas a prestar o serviço de iniciação e que tenham, no âmbito do Pix, o objetivo exclusivo da prestação de serviço de iniciação de transação de pagamento”.

continua depois da publicidade

Outra mudança promete tormar o Pix mais ágil. Trata-se de um “novo procedimento para iniciar um Pix por meio de serviço de iniciação de transação de pagamento nos casos em que o participante possui todas as informações do usuário recebedor”.

Todos os procedimentos para a iniciação de um Pix (inserção manual, chave Pix, QR Code estático e dinâmico e diretamente com os dados do recebedor) poderão ser usados para iniciar um Pix por meio de serviço de iniciação de transação de pagamento. A implementação será faseada de modo que as instituições tenham tempo suficiente para efetuar os ajustes nos seus sistemas e para realizar os testes previstos, sendo homologadas no BC.

Cronograma de atualizações do Pix

De acordo com nota do Banco Central, as instituições financeiras terão um tempo para implementar as modificações, realizando os testes, para, só então, ser homologada pelo BCB.

Dessa forma, o cronograma planejado será o seguinte:

continua depois da publicidade
  • 30/08/2021: inserção manual e chave Pix;
  • 30/09/2021: diretamente pela instituição que prestar o serviço de iniciação;
  • 01/11/2021: QR Code estático e dinâmico e possibilidade de efetuar um agendamento a partir da iniciação.

Mudanças no Pix favorecerão comércio eletrônico

Com a atualização principal do sistema (serviço de iniciação de transação de pagamento no Pix), o Banco Central assegura que melhorias acontecerão.

Entre os setores beneficiados, estão os de pagamentos e transferências via Pix e as transações entre empresas, principalmente no que diga respeito ao comércio eletrônico.

Esse serviço de iniciação será utilizado quando “a instituição que presta o serviço de iniciação for diferente da instituição que detém a conta do usuário pagador”. Ou seja:

continua depois da publicidade

Para que o Pix seja feito a partir do serviço de iniciação, será necessário que o usuário dê o consentimento ao compartilhamento do serviço, essa etapa é regida pelas regras definidas no âmbito do Open Banking.

Pix via WhatsApp e outras facilidades

Traduzindo em miúdos, o serviço de iniciação permitirá que dinâmicas inovadoras sejam executadas nas transações financeiras diárias.

Exemplo principal disso é que será possível realizar fazer uma transferência utilizando um aplicativo como o WhatsApp ou o Telegram, ou aplicativos de gestão financeira, ou as redes sociais e até outras plataformas.

O usuário do WhatsApp, por exemplo, poderá iniciar um Pix direto da rede social e o sistema irá direcionar esse cliente para o aplicativo do seu banco de origem, de forma que possa ser possível autenticar a transação.

No caso do comércio eletrônico, após implementadas as atualizações do Pix, o usuário poderá pagar suas contas via Pix sendo direcionado de forma automática para a tela de autenticação da transação no aplicativo do seu banco.

Feito isso, e finalizada a compra, esse usuário retornará à loja virtual ou aplicativo onde que estava comprando. Ou seja, não será mais necessário fazer a leitura do código QR ou usar o Pix Copia e Cola.

Essa inovação facilitará a vida de empresas e pessoas que trabalham com os mais diversos setores econômicos, tais como delivery, transportes, mercadorias e outros serviços.