Auxílio emergencial: milhares de pessoas deverão devolver o dinheiro; entenda

Quem precisar devolver o auxílio emergencial recebido indevidamente será notificado pelo governo via mensagem de texto no celular.

O Ministério da Cidadania (MC) informou que irá enviar mensagem de texto (SMS) para 650 mil pessoas que receberam o auxílio emergencial indevidamente e precisarão devolver o dinheiro. Os SMS deve chegar nos celulares hoje (18/08) e na quinta-feira (19/08) com todos os dados para estorno.

continua depois da publicidade

A devolução será feita pela internet a partir da emissão um boleto. Essas mensagens de texto serão enviadas pelos números 28041 ou 28042 e terão em seu conteúdo o CPF da pessoa e o link do site do governo. “Qualquer SMS enviado de números diferentes, com este intuito, deve ser desconsiderado”, informa o governo.

Quem precisa devolver o auxílio emergencial?

De acordo com o MC, as pessoas notificadas são trabalhadores que se cadastraram por meios digitais para receber a ajuda governamental durante a pandemia. Deve receber os SMS sobre o estorno do benefício quem declarou Imposto de Renda com rendimento tributável acima de R$ 22.847,76, mas ainda restituiu as parcelas recebidas.

continua depois da publicidade

Além disso, precisarão devolver o auxílio emergencial indevido as pessoas que, mesmo sem se encaixar nos critérios conseguiram os pagamentos. Nesse segundo grupo, estão trabalhadores que:

  • Acumularam benefícios assistenciais, como aposentadoria, seguro-desemprego ou Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm);
  • Tinham vínculo empregatício na data do requerimento dos valores;
  • Tinham renda acima do limite estipulado pelo programa.

Como estornar o dinheiro para os cofres públicos?

Na notificação por celular deve constar orientação sobre como devolver o auxílio emergencial indevido, como pagar o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) e/ou informações sobre as fraudes. A mensagem indicará os seguintes links de acesso:

Ambos os documentos podem ser pagos em caixa eletrônico ou internet banking. Lembre-se de verificar qual é o número que te enviou a mensagem para não cair em golpes.

continua depois da publicidade