Vale gás deve se tornar um benefício permanente neste estado; confira

Esse benefício foi criado logo no início da pandemia para ajudar as famílias carentes que não tinham condições de adquirir o gás de cozinha.

O governador do estado do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou uma novidade durante live da última terça-feira, dia 24 de agosto de 2021. De acordo com ele, houve a assinatura de um projeto de lei (nº 114/2021) para transformar o Vale Gás Social em um benefício permanente no Ceará.

continua depois da publicidade

Esse benefício foi criado logo no início da pandemia para ajudar as famílias carentes que não tinham condições de adquirir o gás de cozinha. De acordo com o governador, muitas famílias perderam as condições e passaram a utilizar o meio mais primitivo de cozinhar, utilizando fogão à lenha.

O projeto, agora, segue para a Assembleia Legislativa do Estado para aprovação dos deputados e, caso seja aprovado, seguirá para sanção e publicação no Diário Oficial do Estado. Ainda conforme Camilo Santana, aproximadamente 500 mil botijões de gás foram repassados a famílias carentes do estado em apenas dois anos do benefício.

continua depois da publicidade

O projeto prevê o benefício três vezes ao ano às famílias de baixa renda do respectivo estado. O vale gás contemplou cerca de 145.966 famílias cadastradas no Cartão Mais Infância e inseridas no Cadastro Único (CadÚnico). Essas famílias precisam ter renda per capita (por cabeça/pessoa) igual ou inferior a R$ 89,34.

Quem é elegível para ao Vale Gás no Ceará

  • Famílias assistidas pelo Cartão Mais Infância Ceará;
  • Assistidos pelo Bolsa Família (com renda “per capita” igual ou inferior a R$ 89,34);
  • Cearenses que possuam jovens em situação de vulnerabilidade social inscritos no Programa Superação;
  • Aqueles que constam no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

O processo de cadastro e gerenciamento do programa do Vale Gás no Ceará está sendo feito pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).