Governo pode lançar novo pacote para estimular operações de crédito

A expectativa é de que, nos próximos dias, essas medidas sejam apresentadas, inclusive através de uma MP para o Congresso.

Conforme apurações feitas pelo Estadão, a equipe econômica do atual governo, comandada pelo ministro da economia Paulo Guedes, está preparando um pacote com pelo menos três medidas que buscam despertar um ânimo no mercado de crédito no país.

continua depois da publicidade

As medidas, conforme a reportagem, buscam provocar o estímulo de pelo menos R$ 10 trilhões em créditos. Ao que tudo indica, a equipe técnica vinha formulando as medidas há mais de 1 ano e poderá passar do esboço para o papel de forma oficial.

A expectativa é de que, nos próximos dias, essas medidas sejam apresentadas, inclusive através de uma MP que poderá chegar ao Congresso ainda em outubro. Vale ressaltar que, no momento, existe um pessimismo no mercado em relação ao crescimento econômico em 2022.

continua depois da publicidade

Para reverter essa baixa estimativa, o governo tenta aprovar medidas de incentivo. Com isso, cria-se uma agenda positiva que pode causar um impacto no mercado. Ainda conforme o Estadão, há uma mobilização por parte da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em realizar mudanças que objetivam provocar ânimo nos pequenos investidores.

Uma das medidas seria reduzir taxas para Agentes Autônomos de Investimentos – Ais. A partir disso, seria desenvolvida a Instituição Gestora de Garantias, onde as abonações poderão ser divididas para abrindo um leque amplo em operações de crédito.

O pressuposto é de que um uso mais eficiente das garantias, neste quadro de retomada da economia pós-pandemia, seja a mola propulsora para as operações de crédito.

continua depois da publicidade