Tarifa Social da Energia Elétrica: confira regras e quem tem direito

O governo já anunciou que, a partir do próximo ano, o cadastramento para inserção na Tarifa Social da Energia Elétrica será de forma automática.

Pessoas que possuam baixa renda podem ser beneficiadas com a Tarifa Social da Energia Elétrica. Trata-se de um benefício concedido pelo governo federal que permite uma redução na conta de luz elétrica de até 65%.

continua depois da publicidade

O governo busca, por meio da respectiva tarifa, reduzir a desigualdade no país. Até o mês de setembro, estavam proibidos os cortes de energia elétrica por falta de pagamento para famílias beneficiárias da tarifa social.

A determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL teve fim e voltou a permitir a interrupção do fornecimento em casos de inadimplência. Os descontos promovidos por intermédio da Tarifa Social da Energia Elétrica ocorrem no âmbito do consumo de energia das famílias.

continua depois da publicidade

Nesse caso, conforme a família consome mais energia, menor será a faixa de desconto. Famílias que gastam até 30 kWh, por exemplo, possuem o desconto de 65%, mas se o gasto de energia ultrapassam os 100 KWh, o desconto já cai para 40%. Assim, gradativamente os descontos chegam até 10%.

Regras para ter acesso a Tarifa Social da Energia Elétrica

Existem regras de inclusão das famílias para obterem o respectivo benefício. Para estar apto a ter os descontos através da tarifa social, é necessário as seguintes características:

  • Família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional;
  • Idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC;
  • Família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até 3 salários mínimos, que tenha doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico, requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica.

Como solicitar a Tarifa Social da Energia Elétrica

De acordo com informações do site do governo federal, para ter acesso ao programa, é necessário comparecer no escritório da fornecedora de energia elétrica da sua respectiva região e apresentar os seguintes documentos:

continua depois da publicidade
  • NIS ou código familiar no Cadastro Único;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Identidade ou, caso não possua, outro documento de identificação oficial com foto;
  • Código da unidade consumidora.

Em caso de região indígena ou quilombola, é importante informar no momento de realizar a inscrição. O governo já anunciou que, a partir do próximo ano, o cadastramento para inserção na Tarifa Social da Energia Elétrica será de forma automática. Ou seja, o sistema identifica quem tem direito e já concede o benefício.