Qual score é ideal para financiamento de imóvel e carro?

Existe uma série de fatores que são importantes para essa avaliação, que vão desde a renda comprovada a sua reputação de crédito no mercado.

Está pensando em financiar um imóvel ou veículo e não sabe o que é avaliado para que você possa conseguir o financiamento? Existe uma série de fatores que são importantes para essa avaliação, que vão desde a renda comprovada a sua reputação de crédito no mercado. O nível desta reputação é medido pelo Score de crédito que possui uma pontuação gráfica de 0 a 1.000.

continua depois da publicidade

No momento de contratar um financiamento, seja de imóvel ou veículo, será evidente que você precisará ter um bom nível de pontuação no score. No país, a procura por financiamentos de veículos é maior que o de imóveis, conforme dados Cadastro Positivo da Serasa Experian que apontaram crescimento de 9,6% no financiamento de veículos e 7,6% no de imóveis.

Para avaliar uma média boa para score no financiamento de imóvel ou veículo, é necessário observar as condições impostas pelo mercado e instituição para a qual deseja garantir o financiamento.

continua depois da publicidade

Score para financiamento de imóvel

Os imóveis no Brasil variam muito o valor a partir do metro quadrado. Isso significa que, de uma região para outra, os valores podem mudar bastante. Em média, a renda do brasileiro também caiu por conta dos efeitos da pandemia e, principalmente, os trabalhadores tiveram perda no poder de compra por causa da pandemia.

Mas pode-se considerar um score razoavelmente bom a partir dos 700 pontos. Para chegar a esse valor, é necessário ter histórico de bom pagador no mercado, entre outros hábitos.

Score para financiamento de veículos

No caso do financiamento de veículos, segue a mesma lógica. Até porque as instituições financeiras tendem a priorizar quem oferece menos risco de inadimplência. Com isso, é fundamental que o cliente mantenha o score em uma posição boa para a avaliação.

continua depois da publicidade

O mesmo score de 700 é uma boa para quem busca financiamento de veículos. As métricas usadas pelos bancos são diferentes de uma para outra instituição no momento de realizar a aprovação do crédito. O score é quem definirá a capacidade do cliente de contrair o financiamento ou não.