Pix poderá ter novas funções, como débito automático e parcelamento

Segundo o Banco Central, há um planejamento para implementar o Pix Cobrança e lançar o débito automático no Pix.

O Pix, meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central há pouco mais de um ano, se popularizou rapidamente, fazendo parte da rotina de milhões de brasileiros. Para se ter uma ideia, desde o seu lançamento, o sistema foi utilizado mais de 1,6 bilhão de vezes e movimentou mais de R$ 4 trilhões.

continua depois da publicidade

De acordo com o BC, em setembro deste ano, as transações feitas pelo Pix superaram as realizadas por boletos, TEDs e DOCs e cheques somados. Desde a sua implementação pelo Banco Central, o Pix vem passando por contínuas modificações e avanços.

Podem ser citadas as mais recentes: o Pix Saque e o Pix Troco, que foram lançadas em 29 de novembro. Para 2022, a entidade já anunciou duas novas atualizações e confirmou que tem estudado a possiblidade de implementar outros modos de utilização no sistema em um futuro próximo.

continua depois da publicidade

Atualizações do Pix para 2022

Segundo o Banco Central, há um planejamento para implementar o Pix Cobrança e lançar o débito automático no Pix. O Pix Cobrança já está com sua implementação definida. Por meio dessa atualização, o usuário poderá inserir vencimentos para pagamento em data futura, bem como incluir juros, multas, acréscimos, descontos e outros abatimentos.

Em relação ao Pix débito automático, o objetivo do banco ao implementar essa ferramenta é de “facilitar pagamentos recorrentes”.

Fazer transações pelo Pix sem conexão à internet

O Banco Central anunciou também que os usuários poderão fazer transações pelo Pix quando não estiverem conectados à internet.

continua depois da publicidade

Segundo a entidade, há estudos e discussões sendo feitos para encontrar uma forma de iniciação por QR Code gerado pelo pagador em modo off-line.

Pagamento parcelado com o Pix

Outra novidade que pode vir a ser lançada é o pagamento parcelado com o Pix. Mas o Banco Central informa que essa funcionalidade ainda está em estudo interno e não possui data de lançamento.

Outras funcionalidades estão sendo estudadas pela entidade, como o Pix por aproximação e a realização de transações internacionais por meio do sistema.

continua depois da publicidade