Pix poderá ter transações internacionais em 2022; entenda

Entre as muitas mudanças, destacam-se o débito automático, Pix sem a conexão com a internet, entre outras. Saiba mais.

Muitas atualizações no sistema de pagamento via Pix estão sendo divulgadas para 2022. Elas prometem facilitar ainda mais as transações financeiras. Entre as muitas mudanças, destacam-se o débito automático, Pix sem a conexão com a internet, entre outras. Outra novidade será a possibilidade de Pix internacional. Isso facilitará, por exemplo, compras no exterior.

continua depois da publicidade

O sistema de pagamento instantâneo do Pix já se popularizou de tal forma que se tornou uma das maneiras mais utilizadas na atualidade para a maioria das transações, tanto de transferências quanto para compras e vendas. Com  as novidades anunciadas para o próximo ano, será possível realizar as transações fora do país.

O Pix internacional não tem uma data exata para começar a funcionar. A outra novidade será o Pix offline, que permitirá fazer uma transferência ou pagamento utilizando apenas o QR Code, mesmo não tendo conexão Wi-Fi ou dados móveis. Essa novidade não tem uma data determinada, mas o Banco Central já sinalizou para este próximo ano. Para quem ainda busca mais facilidade, está previsto o Pix para débito automático. Isso permitirá pagar algumas contas recorrentes de forma automática.

continua depois da publicidade

A ampliação para operações internacionais poderá viabilizar ainda mais as compras feitas em sites de outros países. Cerca de 62% da população acima de 18 anos fazem uso do recurso para transações financeiras. Mais de 348,1 milhões de chaves foram cadastradas por cerca de 112,65 milhões de usuários. Desse número, 105,24 milhões são de pessoas físicas e outras 7,41 milhões quanto às pessoas jurídicas.