Saiba o que você precisa fazer antes de declarar Imposto de Renda 2022

O contribuinte precisa preparar toda a documentação para evitar atraso e estresse ao enviar para a Receita Federal.

Todos os anos, a declaração do Imposto de Renda preocupa os contribuintes. São tantas dúvidas e documentos para anexar. Por isso, é necessário não deixar tudo para a última hora, evitando estresse e preocupação quando enviar a declaração. A organização com antecedência ajuda o contribuinte a garantir em tempo hábil o envio do documento.

continua depois da publicidade

Os primeiros cidadãos que enviam as declarações são os primeiros que recebem as restituições; isso para quem tem direito. Precisam declarar os brasileiros que tiveram um rendimento, no ano de 2021, superior a R$ 28.559,70. Também precisam declarar os que ganharam acima de R$ 40 mil em rendimentos que são isentos, ou são não tributados na fonte.

Documentos para a declaração do Imposto de Renda

O contribuinte pode começar separando alguns documentos, como:

continua depois da publicidade
  • Solicitar o rendimento anual na empresa que trabalha;
  • Procurar recolher os recibos com gastos de educação;
  • Recolher os recibos com gastos de despesas médicas (importante saber quais são aceitas pela Receita Federal);
  • Solicitar ou anexar rendimento enviado pelo banco da movimentação, poupança e outras aplicações financeiras;
  • Caso tenha imóvel alugado anexar os dados e o valor recebido;
  • Incluir o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do dependente, caso tenha algum.

A Receita Federal também disponibiliza download com antecipação do programa da declaração. Ele pode ser baixado no site. Lá, também é possível tirar todas dúvidas do contribuinte com relação aos documentos, despesas e valores.

Agora, atenção na hora de enviar os documentos. É importante saber o que pode ser deduzido e o valor permitido com os gastos que foram enviados. No caso das despesas médicas, não existe limite de valor. Já com a educação existe um valor preestabelecido.

Quando o contribuinte não tem muita experiência ou não consegue fazer a declaração, é importante que ele procure um profissional. Ele vai ajudar ou até mesmo preparar a declaração do Imposto de Renda. Antecipar a organização da declaração evita dor de cabeça para o contribuinte.

continua depois da publicidade