Saiba como consultar benefício do INSS pelo aplicativo oficial do instituto

No Meu INSS, aplicativo oficial do Instituto Nacional do Seguro Social, é possível consultar a situação do seu benefício.

Os segurados que recebem algum valor pelo Instituto Nacional do Seguro Social podem consultar a situação do seu benefício do INSS pelo aplicativo oficial, o Meu INSS.

continua depois da publicidade

Para fazer a consulta do benefício com o seu CPF, o interessado pode fazer um cadastro também no Aplicativo CAIXA Trabalhador, informando o CPF, nome, data de nascimento e e-mail para contato.

Consultar benefício do INSS pelo aplicativo oficial

Por meio do aplicativo Meu INSS, confira a previsão do pagamento para janeiro de 2022. Siga os seguintes passos:

continua depois da publicidade
  1. Caso ainda não tenha, baixe o aplicativo Meu INSS (que está disponível para aparelhos Android e iOS) no seu celular;
  2. Depois, clique em “Cadastrar senha”;
  3. Entre na sua conta Gov.br. Caso não tenha, crie uma de forma gratuita;
  4. Faça o login e validação;
  5. Entre com o CPF e senha.

A partir daí, clique no ícone que parece um olho e o sistema vai mostrar o número do benefício, competência, valor e data de pagamento. Caso apareça janeiro de 2022, o extrato estará disponível para acessar os valores atualizados.

É importante lembrar que o prazo para retirar o valor do benefício do INSS é de até 60 dias. Se o saque não for efetuado, a instituição consignatária responsável pelo pagamento pode devolver o valor ao Instituto Nacional do Seguro Social.

Consultar benefício pelo telefone

Além disso, é possível obter informações junto ao Atendimento Eletrônico, disponibilizado no número 0800 726 0207, clicando na opção 7. Por meio dele, o beneficiário deverá informar o número do benefício, CPF e data de nascimento, digitando no teclado do telefone.

continua depois da publicidade

O Atendimento Eletrônico do INSS disponibiliza acesso às seguintes informações:

  • Situação do benefício: se já foi liberada, se está disponível, bloqueada, se não foi sacada e devolvida ao INSS ou se não foi localizada;
  • Portabilidade: veja como solicitar a portabilidade do benefício social;
  • Prova de vida: situação atual do procedimento.