3 dicas que te ajudam a aumentar seu score de crédito na Serasa

Quanto maior seu score, maior a chance de as instituições financeiras cederem crédito e com taxas de juros mais baixas. Entenda.

O score de crédito é uma ferramenta utilizada por instituições financeiras que concedem crédito ao consumidor. Quando alguém solicita crédito no mercado, como um cartão, financiamento, empréstimo, entre outros, a instituição consulta a pontuação do consumidor para verificar qual é o seu perfil financeiro.

continua depois da publicidade

Em teoria, o consumidor que tem uma pontuação alta faz parte do grupo de pessoas que costumam ter bons hábitos de pagamentos. Assim, quanto maior o score, maior a chance de as empresas cederem o crédito solicitado e com taxas de juros mais baixas.

Isso ocorre porque, se o score é alto, entende-se que este consumidor costuma pagar suas contas em dia. Desse modo, o risco de não receber pelo empréstimo é menor e a instituição financeira pode cobrar menos juros.

continua depois da publicidade

Como é calculada a pontuação do score de crédito na Serasa

O Serasa Score é calculado com uso de inteligência artificial, a partir do comportamento financeiro do consumidor e com base em diferentes critérios. Cada critério tem um peso para determinar a pontuação de crédito. Veja abaixo:

  • Pagamento de crédito: 43,6%;
  • Comportamento de consultas/consultas para serviço e crédito: 19,3%;
  • Histórico de dívidas: 13,7%;
  • Tempo de uso do crédito: 10,1%;
  • Crédito contratado: 7,9%;
  • Pagamento de dívidas: 5,5%.

Uma vez analisados esses critérios e definido o score de cada consumidor, a pontuação poderá ser classificada em quatro faixas:

  1. Score baixo: 0 a 300 pontos;
  2. Score regular: 301 a 500 pontos;
  3. Score bom: 501 a 700 pontos;
  4. Score excelente: 701 a 1000 pontos.

Como aumentar o meu score de crédito na Serasa

Não existe fórmula mágica para aumentar o score da noite para o dia, uma vez que ele reflete exclusivamente o perfil financeiro de cada consumidor.

continua depois da publicidade

No entanto, seguindo algumas dicas, é possível melhorar seu relacionamento com bancos e instituições financeiras emissoras de crédito. Confira abaixo três dicas para aumentar seu score de crédito na Serasa.

1. Limpe seu nome

Uma dica fundamental é limpar seu nome. Caso suas dívidas estejam atrasadas, procure seu credor para negociar todas elas. Essa é a prioridade, já que com o nome sujo dificilmente o mercado analisará seu cadastro de outra forma.

Após a regularização de suas dívidas, mantenha o pagamento de suas contas em dia nos próximos meses, pois você precisa mostrar que seu comportamento mudou e que a sua pontualidade em pagar as contas é permanente.

continua depois da publicidade

Quanto mais tempo você conseguir manter esse novo comportamento, melhor. Dessa forma, nos próximos meses, os credores poderão reavaliar o risco de conceder crédito para você.

2. Mantenha seus dados atualizados na Serasa

Manter seus dados sempre atualizados na Serasa é outra dica importante para aumentar seu score de crédito. Quanto mais exatas forem as suas informações básicas, como idade, endereço e telefone, mais confiável será o seu cadastro.

Além disso, quando houver qualquer alteração dessas informações, é importante avisar a Serasa acerca da mudança.

continua depois da publicidade

3. Acompanhe o seu score de crédito na Serasa

O ato em si não aumentará o score de crédito, mas, quando você criar o hábito de acompanhá-lo, você passa, por consequência, a conhecer sua vida financeira mais de perto.

Ao consultar seu score de crédito, você pode verificar os motivos pelos quais a sua pontuação está diminuindo ou aumentando. Dessa forma, é possível identificar os hábitos que estão construindo sua pontuação e corrigir aqueles que forem prejudiciais.

O acompanhamento de seu score pode ser feito pelo site ou aplicativo da Serasa. Veja abaixo o passo a passo de como fazer esse acompanhamento:

  1. Acesse o site da Serasa ou baixe o aplicativo em seu dispositivo (Android e iOS);
  2. Clique na opção “Consultar CPF grátis”;
  3. Após isso, digite seu CPF e senha. Caso ainda não tenha cadastro na plataforma, basta fazê-lo na hora mesmo;
  4. Ao fazer o login, o seu score de crédito aparecerá na tela. Logo abaixo do score, é possível consultar também o histórico para acompanhar a evolução de sua pontuação.