Teletrabalho na pandemia: servidores com filhos de até cinco anos são os mais afetados

Conforme pesquisa realizada em maio e junho de 2020, os servidores federais com filhos de até cinco anos foram os mais afetados durante o teletrabalho na pandemia. A análise foi obtida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Ministério da Economia e a Universidade de Duke, nos Estados Unidos. continua depois […]

Conforme pesquisa realizada em maio e junho de 2020, os servidores federais com filhos de até cinco anos foram os mais afetados durante o teletrabalho na pandemia. A análise foi obtida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Ministério da Economia e a Universidade de Duke, nos Estados Unidos.

continua depois da publicidade

A maioria dos servidores entrevistados informou que houve queda de produtividade ao longo do teletrabalho na pandemia. Por consequência, o tempo produtivo está sendo inferior para aqueles com filhos abaixo dos cinco anos de idade. Os efeitos negativos nos pais com dependentes entre cinco e 18 anos, por sua vez, aparecem logo na sequência.

Para os 36 mil servidores entrevistados, a presença de animais domésticos não melhora e nem atrapalha o desempenho em home office. Vale destacar que a pesquisa, pelo site da Enap, foi realizada em 88 países ao redor do mundo.

continua depois da publicidade

Mulheres também sofrem com o teletrabalho na pandemia

Conforme o mesmo levantamento, as mulheres também relataram maior queda de produtividade durante o teletrabalho na pandemia. As servidoras, em cada hora desempenhada em home office, sentem que 24 minutos não são devidamente aproveitados. Enquanto isso, os homens alegaram que somente 12 minutos são improdutivos.

Em contrapartida, os servidores com boa infraestrutura para trabalhar (Wi-fi, computador exclusivo, ferramentas de teleconferência e softwares de gerenciamento de tarefas) afirmaram que conseguem ser mais produtivos.

Veja, abaixo, outros dados obtidos com as entrevistas eletrônicas:

continua depois da publicidade
  • Na opinião dos entrevistados, o nível de produtividade em home office está abaixo do ideal. Os servidores disseram que, em uma escala de 0 a 12 horas, o esperado seria obter 6,2 em vez de 5,4;
  • A confiança dos patrões nos funcionários também foi apontada como fator importante para bons índices de produtividade;
  • Na composição de todos os dados, o número diário de horas produtivas caiu de 5,73 (antes da pandemia) para 5,4 (durante o período pandêmico);
  • Já o número diário de horas improdutivas saiu de 3,07 para 3,29, com base no mesmo critério de comparação;
  • Durante o teletrabalho na pandemia, o tempo para o sono passou de 6,93 horas diárias para 7,1;
  • O número de horas diárias para o lazer ativo (atividades ao ar livre, socialização e passeios) caiu de 1,81 para 1,31. Por outro lado, o número de lazer passivo (descanso, ócio, assistir à televisão, etc.) subiu de 2,26 horas diárias para 2,47.