Empregadores têm até agosto para aderir ao Programa BEm

As empresas interessadas em fazer parte do Programa Emergencial de Preservação do Emprego e Renda, mais conhecido como BEm, precisam se manifestar dentro dos próximos 30 dias. O Programa BEm incentiva a suspensão dos contratos de trabalhos, com redução salarial e de jornada. continua depois da publicidade Desde 27 de abril de 2021, quando foi […]

As empresas interessadas em fazer parte do Programa Emergencial de Preservação do Emprego e Renda, mais conhecido como BEm, precisam se manifestar dentro dos próximos 30 dias. O Programa BEm incentiva a suspensão dos contratos de trabalhos, com redução salarial e de jornada.

continua depois da publicidade

Desde 27 de abril de 2021, quando foi recriado pelo governo federal, o BEm já celebrou 3.006.263 acordos (620.639 são de empresas e 2.517.326 de trabalhadores).

Programa BEm não terá prorrogação

A Secretaria de Previdência e Trabalho não está prevendo prorrogação do Programa. Isto significa que o prazo está, de fato, terminando.

continua depois da publicidade

Os empregadores que aderirem no final de julho ou agosto somente terão gozo de um mês do benefício (redução de jornada ou suspensão do contrato).

A iniciativa do governo federal tem se mostrado eficaz para a manutenção de empregos. O Ministério da Economia estima que 23 milhões de contratos de trabalho durante a pandemia foram mantidos.

Os setores produtivos que mais se beneficiaram com o BEm foram:

continua depois da publicidade
  • Serviços: 48,26% (1.473.909 acordos);
  • Comércio (722.180 acordos);
  • Indústria (657.174 acordos);
  • Construção (52.578 acordos); e
  • Agropecuária (11.486).

Mais detalhes sobre o BEm

Como lembramos acima, o Novo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm) foi lançado por uma Medida Provisória (MP) do presidente Jair Bolsonaro, assinada no dia 27 de abril de 2021.

De acordo com o portal do governo federal,

a iniciativa traz medidas trabalhistas para o enfrentamento da emergência em saúde pública de importância internacional em razão da infecção humana pelo novo coronavírus (Covid-19), com o objetivo de preservar o emprego e a renda, garantir a continuidade das atividades empresariais e a manutenção da renda do trabalhador e reduzir o impacto social diante da paralisação de atividades e restrição de mobilidade em todo o país.

O benefício é pago às empresas, no âmbito do BEm, pela União, quando o empregador adere ao Programa. O subsídio é concedido “nas hipóteses de suspensão ou redução da jornada de trabalho, independentemente do cumprimento de período aquisitivo, do tempo de vínculo empregatício ou do número de salários recebidos”.

continua depois da publicidade

A referência de valor do benefício mensal é a parcela do seguro desemprego a que o empregado teria direito. Saiba mais.