Marta e Zagallo terão estátuas no Museu da CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) terá em seu museu uma estátua da atacante Marta e do ex-jogador e ex-técnico, Mário Jorge Lobo Zagallo. A homenagem antes só havia sido feita para o ícone do futebol brasileiro, o ex-jogador Pelé. O museu fica na sede da CBF no Rio de Janeiro. continua depois da publicidade […]

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) terá em seu museu uma estátua da atacante Marta e do ex-jogador e ex-técnico, Mário Jorge Lobo Zagallo. A homenagem antes só havia sido feita para o ícone do futebol brasileiro, o ex-jogador Pelé. O museu fica na sede da CBF no Rio de Janeiro.

continua depois da publicidade

Ainda não se tem previsão de quando as estátuas ficarão prontas e serão colocadas em exposição. Por enquanto, Marta e Zagallo já estão tirando suas medidas com especialistas e fotógrafos para que as estátuas sejam produzidas. A confecção será feita em Londres, assim como ocorreu com a estátua de Pelé.

Seis vezes a melhor do mundo

A atacante Marta Vieira da Silva é, assim como Pelé e Zagallo, um ícone para o futebol brasileiro e do futebol feminino mundial. Ela já foi seis vezes escolhida a melhor jogadora do mundo pela FIFA (Federação Internacional de Futebol Associação), cinco delas de forma consecutiva nos anos de 2005 a 2010 (quando foi Bola de Ouro).

continua depois da publicidade

Desde o ano de 2015, Marta é a maior artilheira da história da seleção brasileira (feminina e masculina) com 110 gols. A alagoana começou em pequenos times nacionais e foi crescendo jogando em times como Vasco da Gama, Los Angeles Sol (EUA), Santos, Western New York Flash (EUA), FC Rosengård (Suécia) e atualmente Orlando Pride (EUA).

Recorde de Copas

Nascido em 1931, Zagallo é ex-jogador, jogava como atacante e como meia, e ex-técnico da Seleção Brasileira. Detentor do recorde de títulos das Copas do Mundo no geral, tendo ganhado como jogador em 1958 e 1962 e como técnico em 1970 e como assistente técnico em 1994.

Ao total, ele participou em sete finais de Copas do Mundo, como vice-campeão em 1998 e 2006. A FIFA deu a Zagallo sua Ordem de Mérito, a mais alta honraria da instituição. Em 2013, a Soccer Magazine o elegeu o 9° melhor treinador de futebol de todos os tempos.

continua depois da publicidade

Confederação Brasileira de Futebol (CBF)

A CBF é a entidade máxima de futebol no Brasil, foi fundada em 8 de junho de 1914 e é responsável pela organização dos campeonatos nacionais.

A Confederação Brasileira de Futebol ainda é responsável pela Seleção Brasileira de Futebol Masculino, que possui um pentacampeonato na Copa do Mundo da FIFA, e a Seleção Brasileira de Futebol Feminina.

A entidade é privada e tem sua sede na Granja Comary, no município de Teresópolis, no Rio de Janeiro, a CBF sobrevive de dinheiro arrecadado em eventos esportivos. As federações estaduais – que organizam os campeonatos regionais – respondem à CBF.

continua depois da publicidade