Coronavírus: novo teste de anticorpos é aprovado pela Anvisa

Em anúncio divulgado na última segunda-feira (18/05), um novo teste de anticorpos recebeu a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essa nova alternativa sorológica, fabricada pela farmacêutica norte-americana Abbott, tem o potencial de detectar os anticorpos com ainda mais precisão. continua depois da publicidade Os procedimentos anteriores atestam somente quando as pessoas já […]

Em anúncio divulgado na última segunda-feira (18/05), um novo teste de anticorpos recebeu a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essa nova alternativa sorológica, fabricada pela farmacêutica norte-americana Abbott, tem o potencial de detectar os anticorpos com ainda mais precisão.

continua depois da publicidade

Os procedimentos anteriores atestam somente quando as pessoas já estão infectadas pelo novo coronavírus. Entretanto, o novo teste de anticorpos identifica a proteína IgG e é capaz de informar se os pacientes foram infectados em algum momento de suas vidas.

A alternativa demonstrou especificidade maior do que 99% em 14 dias ou mais após o início dos sintomas. Todos os resultados dos estudos estão disponíveis no Journal of Clinical Microbiology.

continua depois da publicidade

Novo teste de anticorpos pode ajudar na produção de vacina

O novo teste de anticorpos pode ser um recurso importante para:

  • Informar o período em que a infecção permanece atuando no corpo dos pacientes;
  • Indicar se os anticorpos fornecem imunidade contra novas infecções.

A farmacêutica norte-americana Abbott também esperar que os resultados ajudem na elaboração de uma vacina contra a COVID-19.

Como funciona o processo de pesquisa e produção de uma vacina?

Diversos pesquisadores estão atuando em busca de um imunizante que seja capaz de neutralizar o novo coronavírus. No entanto, os procedimentos são mais complexos do que aparentam.

continua depois da publicidade

“O desenvolvimento de um imunizante requer um longo período de estudos. Isso envolve pesquisas para identificar a parte do vírus ou bactéria que seja imunogênica. Ou seja, que produza anticorpos e para testes que possam garantir a segurança e a eficácia da vacina contra doenças”, explica o médico Alfredo Elias Gilio à Agência Einstein.

O processo de produção pode tomar diferentes rumos. Um deles está relacionado com a remoção de uma parte do microrganismo, como a proteína da superfície. Dessa maneira, a composição coletada ativa os anticorpos para neutralizar a proteína.

Outro método diz respeito às tentativas de enfraquecer o vírus e a bactéria, que ficam incapazes de causar doenças e passam a ter o ciclo de replicação previsível.

continua depois da publicidade

“A imunização é fundamental para reduzir os casos de contaminação e até eliminar algumas doenças. No Brasil, as ações de vacinação foram bastante eficientes para erradicarmos o sarampo, a varíola e a poliomielite”, complementa Hélio Arthur Bacha. O infectologista também é consultor técnico da Sociedade Brasileira de Infectologia.