Enem 2020 será adiado entre 30 a 60 dias depois do previsto, decide Inep

De acordo com decisão tomada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enem 2020 será adiado de 30 a 60 dias posteriores às datas previstas nos editais. continua depois da publicidade O posicionamento, anunciado em nota oficial desta quarta-feira (20/05), acontece depois de pressões judiciais cobrando o adiamento da prova […]

De acordo com decisão tomada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enem 2020 será adiado de 30 a 60 dias posteriores às datas previstas nos editais.

continua depois da publicidade

O posicionamento, anunciado em nota oficial desta quarta-feira (20/05), acontece depois de pressões judiciais cobrando o adiamento da prova devido aos efeitos da pandemia.

Muitas escolas tiveram que suspender suas aulas presenciais. Dessa maneira, as consequências da pandemia tendem a prejudicar o desempenho dos participantes.

continua depois da publicidade

O projeto de lei n° 1277/2020 já havia sido aprovado pelo Senado Federal na última terça-feira (19/05) e, por sua vez, seguiu para avaliação da Câmara dos Deputados.

Enem 2020 será adiado e as novas datas vão ser definidas por enquete

De acordo com a nota oficial, o Inep decidiu adiar o Enem 2020 nas suas versões digital e impressa. As novas datas vão ser decididas por uma enquete, que será promovida aos inscritos no exame.

Ela será realizada provavelmente em junho, por meio da “Página do Participante”. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, já tinha informado de sua intenção em realizar essa consulta, mas ainda admitia que datas pudessem ser mantidas como estavam.

continua depois da publicidade

Ainda de acordo com a nota oficial, as inscrições para o Enem 2020 continuam abertas até às 23h59 desta sexta-feira (22/05).

Posição de Abraham Weintraub

O ministro da Educação se mostrou contrário ao adiamento desde que foi acionado pelos órgãos judiciais e entidades estudantis. No começo de maio, ele chegou a destacar aos senadores que somente reavaliaria a situação em agosto.

Entretanto, na manhã desta quarta-feira (20/05), Weintraub disse que reconsiderou seu posicionamento devido à movimentação promovida pelo Congresso. Ele também informou que ouviu os líderes do Centro para tomar sua decisão sobre o adiamento.

continua depois da publicidade

“Diante dos recentes acontecimentos no Congresso e conversando com líderes do centro, sugiro que o ENEM seja adiado de 30 a 60 dias. Peço que escutem os mais de quatro milhões de estudantes já inscritos para a escolha da nova data de aplicação do exame”, escreveu em seu perfil no Twitter.

Acessibilidade

Na última terça-feira (19/05), o Senado Federal já havia aprovado o adiamento do Enem 2020 e dos demais processos seletivos para acesso à educação superior.

Os parlamentares também aprovaram uma emenda para aprimorar a acessibilidade do exame às pessoas com deficiência (PcD), especialmente na versão digital.

continua depois da publicidade

De acordo com o autor da proposta, senador Romário (Podemos – RJ), não há previsão de prova em braile, ledor, letra ampliada ou super ampliada, entre outros recursos.