Grécia reabre a Acrópole de Atenas

Monumento da Antiguidade foi reaberto com a presença da presidente do país.

O monumento mais famoso da Grécia, a Acrópole de Atenas, foi reaberto ao público. O evento ocorreu na segunda-feira (25) e contou com a presidente grega, Katerina Sakellaropoulou. Um forte esquema de segurança foi montado já que havia presença de autoridades.

continua depois da publicidade

Além da Acrópole, todos os demais sítios arqueológicos do país também podem voltar a receber visitantes. As atrações estavam fechadas há cerca de dois meses por causa da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Apesar do local ter sido reaberto, foi registrado um baixo número de visitantes. As autoridades acreditam que com o passar das semanas a quantidade de pessoas irá aumentar até chegar o momento em que a movimentação voltará ao normal.

continua depois da publicidade

Controle de visitantes

De acordo com a ministra da Cultura da Grécia, Lisa Mendoni, os sítios arqueológicos possuem um novo controle de visitantes. Foram criados painéis de separação em alguns monumentos para se evitar a proximidade entre as pessoas.

Outro detalhe ressaltado é que só será permitida a entrada de guias que estiverem utilizando máscaras. Apesar dos visitantes não serem obrigados, existe a recomendação de que façam uso do objeto. Dentro da vasta lista de obrigações ainda está a distância de 1,5 metro entre as pessoas que deve ser mantida em todos os momentos.

O que é a Acrópole de Atenas?

Erguida na Antiguidade, a Acrópole de Atenas possui alguns dos prédios mais famosos que foram feitos antes de Cristo. Nela, estão localizados, por exemplo, o Partenon e o Erecteion. Acrópole é uma palavra grega que significa cidade alta. As construções de Atenas estão a 150 metros acima do nível do mar, justificando seu nome.

continua depois da publicidade

Grécia e o turismo

A Grécia é um país que conta bastante com o turismo para girar sua economia. Além dos sítios arqueológicos, o país ainda conta com praias paradisíacas no Mar Mediterrâneo.

Entretanto, a Grécia passou por uma grave crise econômica nos últimos anos e precisou de ajuda financeira da União Europeia para se recuperar. Quando a economia começou a dar bons resultados, veio a pandemia do novo coronavírus. No momento, o país trabalha com uma nova retomada e conta muito com o turismo.