Tudo Bahia
Portal de Notícias

Bomba da 2° Guerra Mundial explode em canal na Polônia (Vídeo)

A maior bomba do período explodiu enquanto era desativada por marinheiros poloneses, veja vídeo:

Nesta terça-feira (13), a maior bomba remanescente da Segunda Guerra Mundial explodiu durante ação de mergulhadores da Marinha Polonesa. As informações são da Polish Press Agency – PAP (Agência de Imprensa Polonesa, em português).

O episódio ocorreu próximo ao canal Piast, que fica perto da cidade de Swinoujscie no país do leste europeu. Mais de 750 pessoas tiveram que ser evacuadas do local durante a ação dos mergulhadores.

A detonação

A bomba se trata de uma Tallboy, que era usada pela Força Aérea britânica na época da Segunda Guerra. Com quase 5.400 kg – sendo 2.400kg só de explosivos – a bomba era capaz de provocar um terremoto. Nenhum dos mergulhadores estava na zona de perigo na hora da explosão.

O porta-voz da 8ª Flotilha de Defesa da Costa polonesa, o segundo-tenente Grzegorz Lewandowski, deu uma declaração à agência estatal PAP. “O processo de deflagração se tornou uma detonação. O objeto pode ser considerado neutralizado, e não representa mais uma ameaça”, disse.

Para desativar a bomba, os militares optaram por usar o método de deflagração. Uma espécie de combustão dos explosivos feita a uma temperatura abaixo do limiar de detonação. Por segurança devido ao tamanho da bomba, os marinheiros não usaram o método mais comum em casos de bomba: a detonação.

Canal Piast

O canal Piast fica entre o mar Báltico e o rio Oder, próximo da fronteira entre Polônia e Alemanha. Segundo os especialistas, a bomba foi lançada em 1945 pela Força Aérea Britânica durante um ataque aos alemães. Ela estava a cerca de 12 metros de profundidade no canal.

Com a desativação, algumas infraestruturas próximas foram danificadas, mas ninguém ficou ferido. Além dessa bomba, o Reino Unido havia enviado – à época da Segunda Guerra – outros 18 bombardeiros com destino a Swinoujscie, onde uma embarcação alemã estava, a Lützow.

Doze bombas Tallboys foram lançadas contra a embarcação alemã, mas uma não (a que foi desativada ontem pela Marinha Polonesa). Segundo o historiador Piotr Laskowski, a cidade polonesa era a localização de uma das bases mais importantes da marinha alemã durante a primeira e a segunda guerra.

Bombas da Segunda Guerra

Infelizmente, 75 anos depois, as bombas remanescentes da Segunda Guerra Mundial ainda são uma ameaça a muitas pessoas.

Estima-se que só na capital da Alemanha, Berlim, mais de 3 mil bombas estejam enterradas. Além disso, no fim da guerra o mar que banha o país germânico foi usado como uma espécie de “lixão” dos artefatos.

Segundo especialistas, mesmos enterradas a tantos anos as bombas – principalmente as que usam elementos químicos – ainda podem explodir se acionadas.

LEIA TAMBÉM

Bombeiros fazem surpresa para garotinho em tratamento de câncer

Os bombeiros da Virgínia, nos Estados Unidos, resolveram fazer uma surpresa para um garotinho que está em tratamento de câncer. Nolan Turner, de apenas 4 anos, é totalmente apaixonado pelo Capitão América e pelo Corpo de…

Cachorra que joga damas, xadrez e Jenga é a coisa mais fofa que você verá hoje

Que os animais são seres especiais, isso muita gente já sabe! Mas depois de conhecer a Anya, uma cachorra que joga jogos de tabuleiro com seus donos, suas expectativas serão superadas!O cão da raça Pastor Alemão joga…

Vacina contra COVID-19 é 90% eficaz, dizem Pfizer e BioNTech

Nesta segunda-feira (09/11), de acordo com dados iniciais de estudo, a farmacêutica americana Pfizer e a empresa de biotecnologia alemã BioNTech anunciaram que sua vacina experimental contra a COVID-19 foi mais de 90%…

Joe Biden é eleito presidente dos EUA

Depois de muitas emoções, contestações e confusões, o candidato democrata, Joe Biden, foi eleito presidente dos Estados Unidos. Biden derrotou o então presidente Donald Trump (partido Republicano) que contestou a…

Dinamarca matará milhões de animais para conter coronavírus

A Dinamarca terá que abater 17 milhões de visons após humanos terem sido infectados por uma nova mutação da COVID-19, identificada nestes animais. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro Mette Frederiksen nesta…

Terceira edição do Terra Madre Brasil será sediada na Bahia

Entre os dias 17 a 22 de novembro de 2020 vai acontecer a 3ª edição do Terra Madre Brasil (TMB). Esse ano em formato online, o maior evento da gastronomia mundial será uma correalização do Governo da Bahia com a…

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais