Unesco declara cuscuz como patrimônio imaterial da humanidade

Na última quarta-feira, 16 de dezembro, a Unesco declarou o cuscuz como patrimônio imaterial da humanidade. O Comitê de Patrimônio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura aprovou, durante videoconferência, que tudo que envolve o preparo do alimento agora é um patrimônio. continua depois da publicidade Quem solicitou que […]

Na última quarta-feira, 16 de dezembro, a Unesco declarou o cuscuz como patrimônio imaterial da humanidade. O Comitê de Patrimônio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura aprovou, durante videoconferência, que tudo que envolve o preparo do alimento agora é um patrimônio.

continua depois da publicidade

Quem solicitou que cuscuz entrasse para lista da Unesco foram os países da Argélia, Mauritânia, Marrocos e Tunísia. Segundo eles, os saberes e práticas relacionados ao preparo da comida tradicional fazem parte de seus patrimônios culturais. O cuscuz está presente, de acordo com os países, no dia a dia e nas refeições festivas em seus territórios.

Cuscuz como patrimônio da Unesco

Além do cuscuz como patrimônio imaterial da Unesco, a tradicional dança da Zâmbia “Budima”, os vendedores ambulantes de Singapura e a Capoeira brasileira também estão na lista da entidade.

continua depois da publicidade

A agência da Unesco disse, por meio de suas redes sociais, que “a tradição nos define. Nossas diferenças não importam, nós somos um. Os conhecimentos, práticas e tradições relacionados ao preparo e ao consumo do cuscuz acabaram de ser inscritos na lista de patrimônios imateriais”.

Além disso, a Unesco parabenizou os países por seu “exemplo de cooperação internacional”. “Essa é uma ocasião para celebrar a cultura, celebrar a diversidade e especialmente para celebrar todas as coisas que nos unem”, disse a organização.

O cuscuz é geralmente preparado com trigo ou cevada, mas também pode ser feito utilizando flocos de milho. Para cozinhar o prato, os ingredientes são enrolados em pequenas bolas e cozidos ao vapor rapidamente.

continua depois da publicidade

O cuscuz geralmente é servido junto de outros pratos tradicionais dos países a que faz parte da cultura, como ensopados, peixes, carnes, comidas picantes e vegetais. Em toda a região da Argélia, Mauritânia, Marrocos e Tunísia o alimento é muito popular, e é comparado ao arroz e ao macarrão em partes da Ásia.

Receita de Cuscuz Simples

Fonte: Tudo Gostoso

Ingredientes

  • 300 g de milharina
  • 1 copo (americano) de água
  • sal a gosto

Modo de preparo

  • Coloque a milharina e o sal em um recipiente.
  • Acrecente água ao poucos e mexa bem.
  • Após a mistura, coloque tudo em uma cuscuzeira e leve ao fogo.
  • Quando a água da cuscuzeira começar a ferver coloque em fogo baixo e deixe no vapor por 5 minutos.
  • Sirva do modo que desejar.