Tudo Bahia
Portal de Notícias

Pôr do Sol em Marte é registrado pela Perseverance; confira a foto

A sonda utiliza um sistema de registro de imagens chamado de Mastcam-Z e envia fotografias com alta qualidade. Confira a fotografia.

A missão da sonda Perseverance tem seguido com sucesso em solo marciano e já enviou uma foto do crepúsculo no planeta vermelho. A sonda, lançada em fevereiro deste ano, registrou a imagem no último dia 09 de novembro e foi divulgada pela agência espacial americana (Nasa).

O registro não é inédito, haja vista que outras imagens do pôr do Sol em Marte já foram feitas, mas pela respectiva sonda é a primeira vez. Na contagem marciana, esse foi o 257º dia e o trabalho de pesquisa tem sido acompanhado pela equipe que monitora a sonda e têm comemorado os resultados.

Em outubro, a sonda que explora a cratera Jezero chegou a ficar 15 dias incomunicável e enviou suas primeiras imagens do planeta. Em agosto, a Nasa informou que a sonda promovia a perfuração do solo de Marte em busca de vestígios de vida em algum momento de sua história.

Os cerca de 90 engenheiros e cientistas da agência aeroespacial norte-americana comemoraram muito os primeiros resultados. A busca por fósseis e demais informações continua e, nos dados de agosto, os equipamentos utilizados pela sonda para perfurar o solo do planeta funcionaram perfeitamente.

A sonda utiliza um sistema de registro de imagens chamado de Mastcam-Z e envia fotografias com alta qualidade. A Nasa não divulgou os próximos passos da Perseverance, mas acredita-se que já esteja em uma nova região denominada de Seitah do Sul, que pode oferecer material rochoso para análise.

Embora as perfurações na cratera Jezero tenham sido bem sucedidas, o tubo de coleta não apresentou nenhuma coleta.

LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais