Pôr do Sol em Marte é registrado pela Perseverance; confira a foto

A sonda utiliza um sistema de registro de imagens chamado de Mastcam-Z e envia fotografias com alta qualidade. Confira a fotografia.

A missão da sonda Perseverance tem seguido com sucesso em solo marciano e já enviou uma foto do crepúsculo no planeta vermelho. A sonda, lançada em fevereiro deste ano, registrou a imagem no último dia 09 de novembro e foi divulgada pela agência espacial americana (Nasa).

continua depois da publicidade

O registro não é inédito, haja vista que outras imagens do pôr do Sol em Marte já foram feitas, mas pela respectiva sonda é a primeira vez. Na contagem marciana, esse foi o 257º dia e o trabalho de pesquisa tem sido acompanhado pela equipe que monitora a sonda e têm comemorado os resultados.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NASA (@nasa)

continua depois da publicidade

Em outubro, a sonda que explora a cratera Jezero chegou a ficar 15 dias incomunicável e enviou suas primeiras imagens do planeta. Em agosto, a Nasa informou que a sonda promovia a perfuração do solo de Marte em busca de vestígios de vida em algum momento de sua história.

Os cerca de 90 engenheiros e cientistas da agência aeroespacial norte-americana comemoraram muito os primeiros resultados. A busca por fósseis e demais informações continua e, nos dados de agosto, os equipamentos utilizados pela sonda para perfurar o solo do planeta funcionaram perfeitamente.

A sonda utiliza um sistema de registro de imagens chamado de Mastcam-Z e envia fotografias com alta qualidade. A Nasa não divulgou os próximos passos da Perseverance, mas acredita-se que já esteja em uma nova região denominada de Seitah do Sul, que pode oferecer material rochoso para análise.

continua depois da publicidade

Embora as perfurações na cratera Jezero tenham sido bem sucedidas, o tubo de coleta não apresentou nenhuma coleta.