Por que as baratas geralmente morrem de barriga para cima?

A primeira coisa é que essa posição não é necessariamente uma regra, mas ocorre com mais frequência. Saiba mais detalhes.

A gente vive observando esse mundo a partir dos grandes fenômenos e coisas que parecem ser verdadeiras incógnitas. Porém, existem outros pequenos mistérios que, de igual modo, não passam despercebidos. Até mesmo algo corriqueiro do dia a dia que incomoda a muitos é motivado por uma indagação, quase que um mistério científico a ser desvendado: porque as baratas só morrem de barriga para cima?

continua depois da publicidade

Mas calma que já encontramos a resposta. A primeira coisa é que essa posição não é necessariamente uma regra, mas ocorre com mais frequência. Tanto quanto a maioria dos insetos, as baratas não possuem músculos em suas patas. Elas funcionam a partir de um mecanismo natural de propagação do ar nos insetos pelas laterais do corpo.

No caso de borrifação de veneno, por exemplo, ele atua no sistema nervoso e isso impede que a barata utilize as asas como força de apoio para virar-se. Com a contração das patas, que fazem um efeito de “mola”, elas se projetam para trás.

continua depois da publicidade

O corpo da barata, ao cair sem forças, seja por um ataque com uma sandália, por exemplo, ou mesmo com o veneno, tende a ser projetado para o lado mais pesado. Sem a coordenação motora, não consegue virar-se. Assim, como a parte mais pesada é o dorso, ela irá ficar de patas para cima até que morra.

O plano do dorso de uma barata, como a maioria dos insetos, não consegue encontrar apoio. É nada mais e nada menos que uma ação gravitacional do lado mais pesado.