7 sinais que podem indicar que seu gato está doente

Vamos listar pelo menos 7 desses sintomas que denunciam algum problema e revelam que o seu gato pode estar doente.

Os gatos são excelentes companhias e se caracterizam pelo pouco trabalho que nos dão. Diferente dos cães, eles são mais independentes. Porém, também possuem mais dificuldade de nos mostrarem quando estão doentes. São vários os problemas que os gatinhos podem enfrentar em termos de saúde, mas também é difícil de identificarmos alguns dos sintomas.

continua depois da publicidade

Existem estudos que podem nos ajudar a identificar os sintomas de problemas de saúde em seu bichano. Vamos listar pelo menos 7 desses sintomas que denunciam algum problema e revelam que ele pode estar doente. Em caso de dúvidas, o mais indicado é levá-lo a um veterinário para que esse possa ajudá-lo a cuidar corretamente do seu gatinho.

Falta de apetite

Quando o gato apresenta algum problema relacionado à doença, ele tem dificuldades de alimentação. Isso ocorre porque são várias as doenças que provocam a falta de apetite nos gatos. Geralmente, os gatos comem muito.

continua depois da publicidade

Se isso não vem acontecendo, existe a probabilidade dele estar com algum problema de saúde.

Dificuldade para urinar

Quando o gato não consegue urinar ou apenas urina pouco, pode ser um sinal de problema de saúde. Outro detalhe é quando ele passa a urinar em lugares distintos do habitual. Isso pode indicar algum problema de saúde e é bom ficar atento a isso.

Os gatos são bem reservados quanto a necessidades fisiológicas e, geralmente, já possuem um lugarzinho em que preferem urinar. Essa mudança, ou fazer por várias vezes e aos poucos, denuncia algum problema.

continua depois da publicidade

Alteração de comportamento

A alteração de comportamento é um dos principais indicadores de problemas de saúde no gato. É importante, por exemplo, avaliar se o seu gato é tranquilo e, de repente, apresenta uma agitação e muita vezes até hostilidade.

Já se ele não é tão quieto e logo muda, ficando pelos cantos, pode significar que ele tem algum problema de saúde, podendo ser até uma depressão, assim como ocorre em cães. O mais certo é observar o comportamento, pois o tutor é a melhor pessoa para perceber essas mudanças.

Vômitos e náuseas

Os gatos que apresentam sintomas de vômitos e náuseas podem estar com uma doença, geralmente até mesmo provocada por algum problema de estômago. É sempre bom observar a situação do seu bichano.

continua depois da publicidade

Vale ressaltar que é natural o gato regurgitar algumas vezes. Isso porque ele passa um bom tempo se lambendo para manter-se limpo. Isso é provocado pelos pelos, mas com mais frequência que o normal pode ser um problema de saúde.

Dificuldade de locomoção

Gatos com problemas de saúde podem apresentar dificuldades de locomoção, já que são conhecidos pelas habilidades de saltar, pular muros, dar as famosas fugidinhas pelo telhado das casas. Se o gato apresenta dificuldade para essas habilidades e encontra-se cambaleando, é sinal de algum problema.

Os casos mais comuns de doenças que apresentam dificuldades de locomoção para os felinos são intoxicações, traumas físicos, distúrbios neurológicos, entre outros.

continua depois da publicidade

Falta de higiene

Os gatos adoram fazer a própria limpeza e passam o dia se lambendo. Se eles estiverem evitando a “auto higiene”, é sinal de que podem estar com algum problema.

O gato que torna-se “maltrapilho” apresenta uma mudança de comportamento e isso exige cuidados mais especiais.

Miados e ronronados

Tanto o miado quanto o ronronar dos gatos estão relacionados a sua comunicação e a expressão de sentidos. Todavia, em alguns casos, é importante notar o comportamento excessivo. Miados em demasia ou o ronronar pode indicar algum sintoma de dor que o gato possa estar sentindo.

Por isso, é importante observar sempre o comportamento para identificar a alteração o mais breve possível. Agora que você já conhece um pouco dos sinais que podem indicar doença, fique esperto com os comportamentos do seu felino.

Em qualquer situação de suspeita, procure um veterinário para ajudar o seu bichano a se tratar.