Entenda para que serve a dobra atrás da camisa social

Alguns relatos apontam que aquelas dobras surgiram quando marinheiros norte-americanos precisavam deixar suas camisas penduradas.

Assim como muitas outras coisas que passam despercebidas no nosso cotidiano e que uma hora do nada buscamos entender seu significado, não é diferente com aquela famosa dobra na parte detrás das camisas sociais. Para muitos, não passa de uma questão estética, mas ela possui uma finalidade descoberta há muito tempo.

continua depois da publicidade

Alguns relatos apontam que aquelas dobras surgiram quando marinheiros norte-americanos precisavam deixar suas camisas penduradas. Isso para não amarrotar durante o longo tempo que passavam em alto mar.

O que se sabe ao certo é que há muitos anos sua utilidade foi grande. Por não existirem os guarda-roupas modernos com cabide, as roupas eram dobradas em gavetas e, para não amassar, eram penduradas em pregos na parede.

continua depois da publicidade

Mas, com o passar do tempo, essa utilidade foi diminuindo. Mas, mesmo assim, elas continuam vindo com a dobra. Também chamada de “Locker Loop”, essas dobras ainda são mantidas pelas grandes marcas de roupas masculinas.

Existem vários modelos de dobras nas camisas, que vão desde os botões que prendem a parte da gola até as alças na costura das costas na altura dos ombros ou mais abaixo um pouco. Com essa função, as dobras podem servir atualmente em um caso de necessidade de manter a roupa sem amarrotar em local que não tenha cabides.

A verdade, em resumo, é que aquelas dobrinhas são mais que questões estéticas. Servem para manter nossas roupas penduradas em lugares que não possuem cabides.

continua depois da publicidade