Para que servem os pequenos furos “extras” do tênis?

O furo extra serve para dar mais firmeza ao calçado aos seus pés, principalmente para quem faz exercícios físicos ou pratica esportes.

Tem coisas do cotidiano que nem sempre nos atentamos e nos surpreendemos de uma hora para outra ao dar aquele insight, principalmente ao fazemos a clássica pergunta: para que serve isso? Pois bem, o mesmo ocorre quando nos perguntamos para que servem aqueles pequenos furos extras em nossos tênis. Existem um ou dois a mais já na curvatura dos pés.

continua depois da publicidade

Fomos atrás da resposta e descobrimos que sua utilidade vai além da estética do tênis. Na verdade, o furo extra serve para dar mais firmeza ao calçado aos seus pés, principalmente para quem faz exercícios físicos ou pratica esportes. Ele proporciona mais estabilidade na região do tornozelo, retirando aquela folga. Pessoas que possuem problemas com a formação dos pés também terão mais adaptação ao calçado.

Pessoas que praticam corridas, por exemplo, tendem a usar tênis um pouco maior. Isso porque os pés podem inchar e provocar dores com o tênis apertado. Assim, esse furo extra serve para firmar o tênis na região do tornozelo sem o perigo dele ser remover. Como utilizar esse furo extra do tênis? Em vez de amarrar o laço após o último furo convencional, você pode passar o cadarço por ele e fazer uma espécie de ponte entre um furo extra e outro e dar o laço.

continua depois da publicidade

Desse modo, o seu calçado ficará mais firme na parte do tornozelo. Esse processo é chamado de bloqueio do calcanhar e, de fato, seu pés ficará mais firme no tênis, possibilitando a prática de esportes. Quanto mais você puxar o cadarço para um dos lados, mais ele vai ficar firme.