Tudo Bahia
Portal de Notícias

Nome da Netflix está sendo usado para aplicar golpes; saiba identificar

Na mensagem enviada constam informações da assinatura, as artes de divulgação oficiais da gigante do streaming e ainda um QR Code.

O nome da Netflix está sendo usado por criminosos digitais para aplicar novos golpes. Com o objetivo de roubar dinheiro de pessoas e também de pequenas e médias empresas, eles enviam e-mails com os códigos de pagamento para clientes desavisados, que transferem as quantias, por meio de QR Codes do Pix, sem saber dos riscos que estão correndo.

Até o início deste ano foi identificado o crescimento de dois tipos de golpes. O primeiro e mais novo deles funciona da seguinte forma: os criminosos se passam pela Netflix e encaminham e-mail às vítimas para oferecer um suposto plano trimestral limitado com valor de R$ 267,99. Com este suposto plano, seria possível assistir a filmes que estão em cartaz no cinema no conforto do lar.

Na mensagem enviada constam informações da assinatura, as artes de divulgação oficiais da gigante do streaming e ainda um QR Code para efetuar o pagamento do suposto plano por meio do PIX.

Para convencer as vítimas, os golpistas informam no e-mail que a promoção é válida somente para os primeiros 800 assinantes. Com isso, eles induzem as pessoas a fazerem o pagamento via PIX de maneira rápida sem antes conferir se a oferta é verdadeira.

Já o segundo tipo de golpe envolve as conhecidas faturas falsas que chegam por e-mail. Porém, agora há uma diferença: em vez de somente enviar um boleto com a descrição da quantia, os criminosos incluem também um QR Code no documento.

Além disso, oferecem um suposto desconto de 5% em pagamentos feitos via PIX. Com a proposta, os consumidores tendem a efetuar o pagamento da conta por impulso para não perderem a “promoção”.
Neste último caso, os golpistas tentam enganar pessoas físicas e também empresas.

Para tanto, eles se passam por companhias que oferecem serviços. Além disso, os criminosos conseguem disfarçar o endereço do e-mail para parecer uma cobrança legítima.

Dicas para identificar se você está sendo vítima dos golpes

  • Para os casos de supostas promoções da Netflix, visite o site oficial da plataforma e streaming e confira se a oferta é verdadeira. Caso permaneça com dúvida, entre em contato com a empresa pelos canais oficiais que estão disponíveis no site;
  • Para os casos de envio de e-mails com faturas falsa, preste atenção no destinatário do e-mail e suspeite de endereços genéricos;
  • Verifique se na fatura enviada conta o nome do cliente. Caso só conste o código do assinante, o documento é falso;
  • Confira se o seu código é igual na mensagem e na fatura;
  • Fique de olho também no código de barras. Contas de consumo (gás, energia e telefone) sempre começam com o número oito. Caso haja um número diferente no começo, o documento é falso;
  • Antes de concluir o Pix, confirme os dados do destinatário. Em casos de golpes, os criminosos usam contas de laranjas para receber o dinheiro. Se o pagamento for legítimo, vão aparecer os nomes das empresas (razões sociais) na transação.
LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais