Nome da Netflix está sendo usado para aplicar golpes; saiba identificar

Na mensagem enviada constam informações da assinatura, as artes de divulgação oficiais da gigante do streaming e ainda um QR Code.

O nome da Netflix está sendo usado por criminosos digitais para aplicar novos golpes. Com o objetivo de roubar dinheiro de pessoas e também de pequenas e médias empresas, eles enviam e-mails com os códigos de pagamento para clientes desavisados, que transferem as quantias, por meio de QR Codes do Pix, sem saber dos riscos que estão correndo.

continua depois da publicidade

Até o início deste ano foi identificado o crescimento de dois tipos de golpes. O primeiro e mais novo deles funciona da seguinte forma: os criminosos se passam pela Netflix e encaminham e-mail às vítimas para oferecer um suposto plano trimestral limitado com valor de R$ 267,99. Com este suposto plano, seria possível assistir a filmes que estão em cartaz no cinema no conforto do lar.

Na mensagem enviada constam informações da assinatura, as artes de divulgação oficiais da gigante do streaming e ainda um QR Code para efetuar o pagamento do suposto plano por meio do PIX.

continua depois da publicidade

Para convencer as vítimas, os golpistas informam no e-mail que a promoção é válida somente para os primeiros 800 assinantes. Com isso, eles induzem as pessoas a fazerem o pagamento via PIX de maneira rápida sem antes conferir se a oferta é verdadeira.

Já o segundo tipo de golpe envolve as conhecidas faturas falsas que chegam por e-mail. Porém, agora há uma diferença: em vez de somente enviar um boleto com a descrição da quantia, os criminosos incluem também um QR Code no documento.

Além disso, oferecem um suposto desconto de 5% em pagamentos feitos via PIX. Com a proposta, os consumidores tendem a efetuar o pagamento da conta por impulso para não perderem a “promoção”.
Neste último caso, os golpistas tentam enganar pessoas físicas e também empresas.

continua depois da publicidade

Para tanto, eles se passam por companhias que oferecem serviços. Além disso, os criminosos conseguem disfarçar o endereço do e-mail para parecer uma cobrança legítima.

Dicas para identificar se você está sendo vítima dos golpes

  • Para os casos de supostas promoções da Netflix, visite o site oficial da plataforma e streaming e confira se a oferta é verdadeira. Caso permaneça com dúvida, entre em contato com a empresa pelos canais oficiais que estão disponíveis no site;
  • Para os casos de envio de e-mails com faturas falsa, preste atenção no destinatário do e-mail e suspeite de endereços genéricos;
  • Verifique se na fatura enviada conta o nome do cliente. Caso só conste o código do assinante, o documento é falso;
  • Confira se o seu código é igual na mensagem e na fatura;
  • Fique de olho também no código de barras. Contas de consumo (gás, energia e telefone) sempre começam com o número oito. Caso haja um número diferente no começo, o documento é falso;
  • Antes de concluir o Pix, confirme os dados do destinatário. Em casos de golpes, os criminosos usam contas de laranjas para receber o dinheiro. Se o pagamento for legítimo, vão aparecer os nomes das empresas (razões sociais) na transação.