Confira 5 dicas caseiras para remover cravos de seu rosto

Simples e práticas, veja receitas caseiras para retirar aqueles pontos pretos que afetam a aparência da sua pele.

Ter cravos e acnes é natural nas pessoas, porém, algumas possuem pré-disposição para uma quantidade maior. Existem alguns fatores que promovem maior surgimento de cravos em determinadas pessoas, isso pode ser por intermédio, por exemplo, de uma pele mais oleosa. Os cravos são algumas lesões sebáceas que se formam com a obstrução dos poros e, consequentemente, acabam fazendo com que se aglomerem bactérias nesta região.

continua depois da publicidade

Os cravos costumam aparecer mais na chamada zona T do rosto, isso engloba testa, nariz e queixo. Muita gente tem o costume de fazer a extração em casa, na maioria das vezes espremendo os poros, mas dermatologistas possuem algumas dicas de como fazer isso de forma mais segura.

É importante frisarmos que as dicas que vamos passar aqui possuem um caráter apenas informativo, posto que cada pele possui um cuidado diferente e o mais aconselhável é que se procure um profissional da área, ou seja, um dermatologista. O profissional poderá avaliar a situação da pele e, consequentemente, indicar a melhor forma de remoção ou tratamento para seu caso.

continua depois da publicidade

Para quem busca dicas caseiras, saiba que uma das formas mais eficazes de prevenção é a limpeza profunda, pois ajuda a limpar os poros e remover o excesso de secreção sebácea. Vejamos algumas dicas de remoção de cravos e prevenção baseadas em orientações de diversos especialistas. Mas lembre-se: são apenas de cunho informativo, o mais correto é consultar um dermatologista.

Esfoliante de mel e açúcar

Um esfoliante muito fácil de fazer e bastante utilizado para pele oleosa, justamente a que causa mais casos de cravos, é feito com mel e açúcar. Antes de tudo é necessário lavar a pele e deixá-la bem limpa. Em seguida seque a pele para poder aplicar o esfoliante.

Para preparar o esfoliante, você vai precisar apenas de mel e açúcar, haja vista que o açúcar tem a função de remover células mortas e o mel de efetuar limpezas mais profundas. Misture 1 colher de sopa de cada um destes ingredientes e aplique na pele. Massageie o rosto por cerca de 3 minutos e em seguida enxágue.

continua depois da publicidade

Máscara relaxante com suco de tomate

Devido seu efeito adstringente, o tomate ajuda a remover o excesso de oleosidade e ainda é poderoso na remoção das impurezas presentes na pele. Atua não apenas promovendo a retirada do cravo como impedindo o surgimento de outros.

Tudo que você vai precisar é de 1 tomate, meio limão, e cerca de 15 gramas de aveia em flocos. Basta bater o tomate com o suco de meio limão e a aveia em flocos e formar uma pasta que deverá ser aplicada sob o rosto já previamente limpo e enxuto.

O ideal é deixar agir por cerca de 15 a 20 minutos antes de remover. A remoção também tem um segredo, pois é mais eficaz utilizar um algodão com água morna, assim dilata os poros e promove um resultado melhor.

continua depois da publicidade

Chá verde

O chá verde é poderoso aliado na remoção das bactérias que se formam nos cravos e que podem evoluir para acne. Ajuda a combater as pequenas inflamações que se formam no rosto. Deste modo, é necessário ter cuidado apenas na preparação e aplicação.

O processo é simples, faça o chá verde normalmente, utilizando a água fervente e o sachê. Após o chá ter ficado pronto e toda propriedade do sachê ser passada para a água, retire o saquinho e leve o chá na xícara para o refrigerador por cerca de 30 a 60 minutos.

Depois lave bem o rosto, enxugue e aplique o líquido do chá no rosto utilizando um pincel ou esponja. Deixe para lavar o rosto após uns 15 a 20 minutos e repita diariamente este processo até poder notar os resultados.

continua depois da publicidade

Vaporização da pele

Outra importante dica é a vaporização da pele, que além de ajudar na remoção dos cravos ainda possibilita a prevenção do surgimento de mais. Para isso devemos apenas deixar uma vasilha com água fervendo e encostar o rosto apenas para sentir o vapor.

Este processo ajuda a dilatar os poros e promover a retirada natural dos cravos. Aliado à vaporização, é sempre bom utilizar um esfoliante, podendo ser natural ou indicado pelo seu dermatologista. Esse processo de vaporização pode ser efeito até mesmo no chuveiro quente.

Máscara facial de pepino e açúcar

As máscaras faciais ainda são muito utilizadas para evitar surgimento de cravos e conservar a pele com melhor aspecto de leveza. Tradicionalmente sabemos que o pepino é utilizado para remoção de marcas de expressão, sobretudo, na altura dos olhos, mas também como máscara para retirada de cravos. Se juntarmos o pepino e o açúcar teremos um resultado ainda melhor.

O processo consiste em utilizar fatias finas de pepino, 1 colher de chá de açúcar mascavo e uma toalha umedecida com água morna para abrir os poros.

Primeiro passe a toalha umedecida com água morna no rosto, podendo ser somente no local desejado onde se encontram os cravos. Em seguida aplique o açúcar no pepino e leve ao local do rosto. Passe de forma bem leve esfoliando. Deixe agir por alguns minutos e depois é só lavar o local.

Espero que tenham gostado das informações, ressaltando mais uma vez que cada pele precisa de um cuidado específico. O mais recomendado é procurar um profissional dermatologista para que ele possa indicar o melhor tratamento para a sua pele.