Refrigerante em garrafa de vidro realmente tem gosto diferente?

Sim, e a explicação para o gosto diferente da bebida está na ciência. Entenda.

Você já teve a sensação de que o refrigerante em garrafa de vidro tem gosto diferente quando comparado com o da garrafa pet e da latinha? Pois bem, essa sensação não é à toa, pois, de fato, o gosto do refrigerante armazenado em garrafa de vidro é diferente, na verdade, mais gostoso.

continua depois da publicidade

Essa diferença de sabor pode ser explicada com base na ciência. Primeiro, é que o plástico pode liberar substâncias que alteram o sabor original do refrigerante, enquanto o vidro interage bem menos com o líquido. PET é a sigla para poliereftalato de etileno, um material produzido a partir de polímeros, os responsáveis por alterar o gosto da bebida.

Outro motivo é que a garrafa de vidro fornece mais gás, e o gás é o responsável por acentuar o aroma e o sabor do refrigerante. O gás carbônico (CO2) entra em contato com o refrigerante misturado com a água (H2O) na forma de ácido carbônico (H2CO3).

continua depois da publicidade

Ocorre que esse ácido é instável, ou seja, só sobrevive sob pressão. Quando abrimos a tampa, seja a de vidro, PET ou a lata, a pressão cai e o ácido se decompõe em gás e água de forma instantânea, formando as bolhas.

O vidro, por ser mais rígido, aguenta uma pressão mais alta no momento do envase, e por conta disso consegue preservar mais ácido carbônico até o momento da abertura. Já as embalagens de plástico e alumínio, quando expostas a essas condições, poderiam sofrer deformações.

A latinha é a melhor opção para quem quer uma bebida gelada, mas não quer deixar o refrigerante na geladeira por muito tempo. Isso se deve ao fato de o alumínio ser um bom condutor térmico, ou seja, ele esfria mais rápida.

continua depois da publicidade

Mas é bom beber o refrigerante rápido também, já que a latinha absorbe o valor da nossa mão com mais facilidade, esquentando a bebida rapidamente. E é aí que o sabor da bebida não fica tão bom assim, pois o aumento da temperatura diminui a solubilidade do gás carbônico, isto é, faz com que ele escape mais rápido, e o refrigerante fica sem gás.

E o refrigerante de máquina?

As máquinas de refrigerante combinam o xarope, o gás carbônico e água na hora que apertamos o botão. Os dois primeiros ingredientes vêm de fábrica, mas a água é filtrada no próprio estabelecimento.

Por conta disso, os refrigerantes de máquina podem ter gostos diferentes de um estabelecimento para outro.

continua depois da publicidade