O que existe sob o gelo da Antártida? Veja os recentes achados

Nem só de neve vive o interior do continente congelado. Também existe muita vida lá embaixo e, mesmo sendo microscópica, é algo muito importante de conhecermos.

A Antártida é a casa de 70% de toda a água doce do planeta e de 90% do nosso gelo, mas o ritmo de degelo está crescendo muito rápido, tendo triplicado nas últimas três décadas. Por isso, precisamos correr para compreender o regime hidrológico do continente e tentar controlar alguns efeitos das mudanças climáticas.

continua depois da publicidade

Para colaborar nessa busca por conhecimento, os Estados Unidos, no fim do ano passado, montaram uma operação que custou mais de 5 milhões de dólares para coletar água do Mercer, que é um gigantesco lago subterrâneo, quase com o tamanho de Barcelona, e que está escondido abaixo de uma camada de um quilômetro de gelo.

Quando os cientistas conseguiram alcançar a água, relataram que a impressão foi a de pousar em outro planeta. Isso porque muito pouco se sabe sobre esses ambientes — mesmo chegando lá, não é fácil conseguir dados; nessa expedição, por exemplo, só se conseguia ver 25 centímetros na frente da câmera devido à turbidez da água.

continua depois da publicidade

Além disso, todo o equipamento usado teve que passar por desinfestação por raios ultravioletas para não levar para o fundo do lago os micróbios da superfície. Isso é importante porque uma das intenções era saber qual tipo de vida existe no fundo do lago, onde não chega a luz solar e a temperatura é muito baixa.

Mesmo assim, existem cerca de 10 mil micróbios por mililitro — e ainda é preciso ver se não existe algum animal nas amostras. Isso tudo, é claro, é muito menos do que se verificaria nos oceanos, mas vale lembrar as condições extremas nas quais essas vidas estiveram isoladas nos últimos 100 mil anos.

O bacana é que algumas dessas informações e técnicas serão usadas para explorar o espaço. Você sabia, por exemplo, que as luas de Júpiter e Saturno têm mais água do que há em nosso planeta? E já tinha ouvido falar a respeito dos oceanos subglaciais em Marte e Plutão?

continua depois da publicidade

Pois é, existe muita água fora da Terra, isso faz da Antártida, também, um ensaio para explorar esses lugares em busca de vida.