Apenas gatos: conheça a ilha onde mais de 700 felinos vivem sozinhos

Conheça um pouco da história de como os bichanos foram parar no local e saiba onde fica a Ilha dos Gatos.

Parece coisa de cinema e dificilmente dá para alguém acreditar, mas a verdade é que existe uma ilha que é habitada por centenas de gatos selvagens. Essa ilha está no Brasil e se chama Ilha Furtada, em Mangaratiba, município da Costa Verde, que está dentro do estado do Rio de Janeiro.

continua depois da publicidade

Estima-se que mais de 700 gatos vivam de forma selvagem no local e a quantidade só aumenta. Devido isso, o local já recebeu o nome de “Ilha dos Gatos”.

Um dos motivos para o aumento da população de gatos é a procriação desordenada, sem controle e, igualmente, porque muitas pessoas acabam usando o local para abandonarem seus gatos.

continua depois da publicidade

Conta-se que tudo começou em meados de 1950, quando uma família tentou habitar na ilha e não conseguiram se adaptar, mas ao retornarem acabaram deixando os gatos no local.

A prefeitura de Mangaratiba considera o desenvolvimento destes gatos selvagens um risco e problema para todos. Um dos principais motivos para a adaptação dos gatos à ilha é o serviço de ONGs especializadas em proteção animal e turistas que passam pelo local e deixam comida.

Periodicamente, pessoas representantes destas organizações vão à ilha e deixam comida e água, haja vista que na ilha não possui água doce. Nesse sentido, um sistema de captação de água de chuva também foi criado para que os gatos tenham água para beber e até mesmo casinhas improvisadas foram desenvolvidas pelos representantes.

continua depois da publicidade

Existe um projeto que promove a castração dos gatos e os devolvem à ilha, isso porque eles consideram que os gatos adultos já estão selvagens demais para serem domesticados.