Como será o Apocalipse segundo os versículos da Bíblia?

Conforme textos da Bíblia, no Juízo Final o mundo todo será destruído e nada quase nada nem ninguém sobreviverá. Confira mais detalhes!

O livro do Apocalipse na Bíblia é o último que fecha as escrituras sagradas, sendo considerado o mais obscuro e assustador de todos. Escrito, segundo a tradição, pelo apóstolo João (também autor de um dos evangelhos), enquanto estava exilado na Ilha de Patmos.

continua depois da publicidade

Chamado também de Apocalipse, que significa “revelação” ou “ação de descobrir”, o livro trata de revelações proféticas sobre as coisas que ocorrerão no fim do mundo. Mas você sabe dizer ao certo quais são essas profecias sobre o final do mundo e dos tempos? Baseado em alguns trechos do livro podemos saber o que dizem os versículos do livro bíblico sobre o final de tudo.

Em suas visões, o apóstolo João descreve a cólera divina contra a Terra e seus habitantes. Inicialmente, o livro indica que foi direcionado a comunidades cristãs do Mediterrâneo, especificamente, “às sete igrejas”.

continua depois da publicidade

As cenas descritas são aterradoras, tais como a morte sendo representada como um personagem que chega na Terra espalhando fome, guerras, pestes e sangue. Anjos tocam trombetas anunciando a destruição, enquanto muitos relâmpagos e trovões com terremotos dizimam a todos.

Teólogos definem os textos de Apocalipse como metáforas e outros afirmam que seu contexto se aplicava apenas àquele período em que cristãos eram perseguidos e mortos pelo Império Romano.

Os versículos que se seguem a cada capítulo do livro descrevem pragas tomando conta da Terra. Uma destas pragas é a de gafanhotos, que, segundo João, são tão nocivos quanto os escorpiões. Estes gafanhotos, afirma João, não atacaram as plantas e relvas, mas somente as pessoas, deixando nelas marcas na testa.

continua depois da publicidade

Um dos pontos culminantes do Apocalipse é a luta entre o bem e o mal. Essas forças antagônicas deverão protagonizar, segundo suas revelações, a famosa Batalha do Armagedom. Os teólogos dizem que este Armagedom é o Megido dentro do território de Israel. Esta suposta batalha ocorreria antes do Juízo Final em que Deus julgaria a todos, mortos e vivos, pelos seus pecados.

Existe uma concordância entre teólogos cristãos que esses fatos do Apocalipse ocorrem gradativamente nos dias atuais.

Uma das figuras emblemáticas do Apocalipse é a figura do anticristo, uma espécie de arqui-inimigo de Jesus Cristo e seus seguidores. Neste quesito ocorre uma discordância entre os teólogos, haja vista, que muitos afirmam que o anticristo poderá ser o Bispo da Igreja de Roma (Papa), outros acham que será um ditador, mas sempre sendo uma encarnação ou personificação do inimigo de Deus – Satanás.

continua depois da publicidade

No livro de Apocalipse claramente o autor afirma que o Diabo é o causador de todas as desgraças da humanidade e que receberá autorização para promover a mortandade na Terra, sendo por vezes chamado de “antiga serpente”.

Mas o livro não possui apenas versículos de destruição e desgraças, ele promete um novo céu e uma nova Terra para todos que forem absolvidos no Juízo Final e, principalmente, para os que não se deixaram ser marcados pelo número da “Besta”, que seria 666.

Esse novo céu é descrito com ruas de ouro e cristal, rios de águas límpidas e uma mesa farta servida pelo próprio Deus.

continua depois da publicidade