Afinal, qual é a função do apêndice em nosso corpo?

Muito conhecido por causar uma grave inflamação, capaz de levar o paciente a óbito, o apêndice gera polêmica até entre especialistas.

Localizado no lado direito e na região inferior do abdômen, o apêndice parece uma pequena bolsa tubular com cerca de 10 centímetros de extensão, estando ligado à primeira parte do intestino grosso, perto da sua ligação com o delgado.

continua depois da publicidade

Na comunidade médica, não existe um consenso sobre a função exata do apêndice — inclusive alguns especialistas afirmam que não existiria qualquer função e o órgão seria apenas um resquício do nosso processo de evolução.

Dentro das linhas que acredita existir uma função, existem duas correntes sobre em qual sistema o apêndice estaria incluído:

continua depois da publicidade

1. No sistema imune

Estudos recentes indicam presença de linfoides no apêndice. Essas células têm uma importante função no combate às infecções.

Com isso, poderia-se deduzir a participação do órgão no sistema imune.

2. Do sistema digestório

Para essa linha, o apêndice seria um depósito de bactérias benéficas para o intestino. Dessa maneira, em caso de necessidade (por exemplo, depois de uma intensa diarreia), haveria a liberação dessas bactérias para funcionarem como probiótico no intestino.

continua depois da publicidade

A despeito dessas discussões, existe uma certeza: quando o apêndice está inflamado, é necessário tratamento cirúrgico. Isso pois existe uma elevada chance de ele estourar e liberar uma grande quantidade de bactérias no abdômen, causando uma infecção generalizada.

Para evitar maiores problemas, procure um médico caso tenha os seguintes sintomas:

  • Dor aguda na parte inferior direita da barriga;
  • Dor localizada e contínua. Inicia com fraca intensidade fraca no início e vai aumentando com o passar do tempo;
  • Dor ao redor do umbigo ou na boca do estômago;
  • Febre;
  • Perda de apetite;
  • Náuseas e/ou vômitos
  • Constipação;
  • Diarreia;
  • Flatulência.

É importante prestar atenção, porque é fácil confundir essa grave inflamação com um problema alimentar comum. Então, em caso de dúvidas, procure assistência médica o mais rápido possível.

continua depois da publicidade