9 alimentos que você pode comer com casca e tudo

Tomando os devidos cuidados com a higienização, muitos alimentos podem ser consumidos por completo — veja alguns deles a seguir.

Alimentos naturais estão sempre entre os que mais fazem bem à saúde. O que você talvez não saiba é que alguns deles têm cascas ricas em fibras, minerais e outros nutrientes, ou seja: dá para comer com casca e tudo! Veja, a seguir, que alimentos são esses:

continua depois da publicidade

1 – Batata: rica em fibras, vitamina C, ferro, zinco e potássio, a casca da batata é ótima para o bom funcionamento intestinal e também faz bem para o sistema imunológico. Você pode comer da forma que preferir: assada, cozida, grelhada.

2 – Banana: calma lá que não é para comer banana sem tirar a casca. Na verdade, você pode inserir a casca dessa fruta em receitas como farofas, bolos, brigadeiros e tortas.

continua depois da publicidade

A casca da banana é rica em fibras, luteína (um antioxidante importante para a saúde dos olhos) e triptofano, substância relacionada com a sensação de bem-estar.

3 – Berinjela: talvez você não saiba, mas não é preciso descascar a berinjela antes de comer. A casca é rica nas vitaminas A e C, além de ter cálcio, zinco, potássio, magnésio e ferro. Consuma sempre cozida.

4 – Melancia: calma, não é para comer a parte verde da casca, mas sim aquela mais esbranquiçada, conhecida como entrecasca.

continua depois da publicidade

Rica em licopeno, zinco e magnésio, essa porção da melancia pode ser consumida em sucos, farofas e compotas.

5 – Cenoura: taí outro alimento que não precisa ser descascado antes do consumo. A cenoura tem uma casca rica em betacaroteno, um importante antioxidante.

Consuma a cenoura com casca no preparo de sopas, saladas ou como preferir.

continua depois da publicidade

6 – Kiwi: pode não parecer apetitoso comer a casca do kiwi, mas é só questão de costume. Repleta de vitamina C e antioxidantes, a casca dessa fruta faz bem ao sistema imunológico e ajuda nas funções intestinais.

7 – Pêssego: a casca dessa fruta deliciosa é rica nas vitaminas A e E, que ajudam o corpo a não reter líquido e melhoram a saúde da pele e dos olhos.

8 – Maçã: se você tem prisão de ventre, coma maçã com casca, pois a fruta inteira é uma ótima fonte de fibras, além de ter antioxidantes e vitaminas do complexo B. Comer uma maçã por dia já está de bom tamanho.

continua depois da publicidade

9 – Abacaxi: com uma casca ainda mais rica em vitamina C e fibras do que a própria polpa, o abacaxi pode ir inteirinho para o preparo daquele suco refrescante.

Viu só como é possível comer mais cascas do que você imaginava? Lembre-se, no entanto, de lavar muito bem esses produtos e, sempre que possível, preferir suas versões orgânicas.