Descubra os tipos de banana que existem e suas características

Essa fruta pode ser escrita do mesmo jeitinho em várias línguas, mas possui algumas variedades. Será que você conhece as cinco mais populares?

Famosas por ajudar a evitar cãibras, as bananas possuem diversos nutrientes, como ferro, magnésio, carboidratos, proteínas, fibras, além das vitaminas B6, C e A. Essas frutas também são muito populares nas cozinhas brasileiras, sendo coadjuvantes ou protagonistas em bolos, doces e diversos pratos salgados.

continua depois da publicidade

Ainda assim, nem todo mundo sabe da existência de diversos tipos de bananas, por isso separamos as mais comuns para ajudar você nas compras da próxima feira.

Vale lembrar que este texto é meramente informativo, então, se você quiser se aprofundar no assunto, procure um especialista. Agora vamos para os cinco tipos de bananas mais populares no Brasil:

continua depois da publicidade

1. Banana-prata

Essa é a melhor escolha quando você quiser fazer doces, pois a polpa é muito consistente. Também é a ideal para quem não consome muito a fruta, porque chega a durar quatro dias depois de ter amadurecido.

Essa variedade é a mais rica em vitamina C, com bom teor de potássio, e pesa mais ou menos 70 gramas, com cerca de 68,6 kcal por unidade.

continua depois da publicidade

2. Banana-nanica

Ao contrário do que o nome faz parecer, ela não é a menor banana do mercado. O termo nanica vem do fato de a árvore da qual nasce ser bem pequena.

A nanica é mais rica em potássio entre suas primas, portanto sendo recomendada para quem usa diuréticos, ou faz muito exercício, pois a secreção de líquidos leva à perda desse nutriente.

continua depois da publicidade

Ela pesa aproximadamente 86 gramas e possui 79 kcal.

3. Banana-maçã

Recomendada para preparação de doces ou para ser consumida em salada de frutas — por demorar mais para escurecer — essa é a banana com menor teor calórico, sendo também a que mais possui proteínas e fibras.

continua depois da publicidade

Cada unidade terá cerca de 55 gramas e 47,8 kcal.

4. Banana-ouro

É a menor espécie de banana cultivada no Brasil, com apenas 10 centímetros em média. Sua polpa perfumada a torna perfeita para ser comida in natura.

Ela apresentará aproximadamente 40 gramas e 44,8 kcal, sendo uma ótima fonte de magnésio.

5. Banana-da-terra

Agora veremos a maior banana produzida no Brasil, podendo chegar a 26 centímetros e pesar até meio quilo.

Ideal para o preparo de pratos salgados, possui por volta de 150 gramas e 192 kcal, com ótimos níveis de carboidratos e vitamina B1.

Com todas essas variedades já é possível fazer uma compra só de bananas, escolher o melhor uso para cada uma delas e ainda treinar pratos novos para surpreender a família toda!