Chimpanzés podem criar suas próprias tendências de moda?

Ninguém duvida que esses primatas são muito parecidos com a gente e, quem sabe, estamos descobrindo um comportamento que nos aproxima ainda mais.

Não existe dúvida de que os grupos de chimpanzés desenvolvem cultura, porque cada um deles, por exemplo, utiliza ferramentas únicas para realizar limpeza, abrir nozes ou caçar cupins. Porém parece que eles podem ser ainda mais criativos.

continua depois da publicidade

No santuário de vida selvagem Chimfunshi, na Zâmbia, percebeu-se que um comportamento tomou conta de um determinado grupo de primatas: ter uma folha de grama pendurada em uma única orelha, o que foi chamado pelos cientistas de “comportamento de grama no ouvido”.

Para os especialistas nesses animais, pela primeira vez, houve a criação de uma tradição sem um propósito material específico de sobrevivência ou vantagem competitiva. Ou seja, um comportamento que demonstra a existência de um senso de moda entre os indivíduos.

continua depois da publicidade

Para confirmar se era realmente uma tradição passada entre os chimpanzés (e não um mero comportamento aleatório), os animais do santuário foram observados por um ano. Dos quatro grupos existentes, somente um apresentava o comportamento, embora todos os quatro vivessem no mesmo espaço e não houvesse qualquer fator genético ou ambiental para conformar esse comportamento de forma diferenciada.

O motivo para essa especificidade cultural tem nome e data: uma chimpanzé chamada Julie, que em 2010 foi fotografava ostentando um longo pedaço de grama em sua orelha.

Ela teria sido uma espécie de modelo para o grupo, trazendo a ideia de se enfeitar com uma folha pendurada ao lado da cabeça. Os sete primatas que adotaram esse comportamento, inclusive, repetidas vezes observaram o comportamento da Julie, antes de tentarem fazer neles mesmo.

continua depois da publicidade

À primeira vista, o comportamento de pendurar um pedaço de planta em sua orelha pode parecer bobo. Mas, pensando bem, há um paralelo claro entre esse comportamento e nossa tendência a copiarmos as roupas e acessórios (muitas vezes inusitados) de pessoas que admiramos.

Inclusive não parece impossível essa moda da grama no ouvido pegasse entre humanos, bastaria um alguém muito famoso dizer que isso era cool. Ou uma marca lançar uma grama personalizada caríssima e vender só nas melhores lojas. Já pensou?