Chocolate branco não é necessariamente um chocolate; entenda

A Páscoa está chegando e todo mundo quer ganhar um chocolate. Será que a versão branca dessa delícia realmente existe, ou é só um apelido para uma coisa diferente?

Para conseguir discutir se o chocolate branco tem o direito a usar esse nome, primeiro temos que olhar para a referência: o unânime chocolate preto.

continua depois da publicidade

Tudo começa com as sementes de cacau que são fermentadas, secas, em seguida torradas, resfriadas e descascadas. Depois, elas ainda serão picadas até se tornarem uma massa escura, que é base para os chocolates mais tradicionais.

No famoso chocolate ao leite, adiciona-se, naquela massa, açúcar, leite e baunilha. Para fazer um chocolate amargo, ou meio amargo, é só diminuir o leite quanto mais amargo for o produto.

continua depois da publicidade

Nada desse processo está presente na feitura do chocolate branco, que não tem cacau diretamente na receita e, por esse motivo, para muita gente não é possível considerá-lo um chocolate.

Porém, tem um outro grupo de especialistas que considera que, contanto que possua ao menos 20% de manteiga de cacau, não há motivo para negar a sua caracterização como chocolate.

E agora?

Então, pode ser errado chamar de chocolate branco aquela barrinha tão amada sem saber quanto de manteiga de cacau ela tem?

continua depois da publicidade

Claro que não. Primeiro, porque ele também é um derivado do cacau — na sua receita, utiliza-se manteiga de cacau com leite e açúcar, então é, no mínimo, um parente do chocolate preto.

Segundo, pelo uso há muito tempo difundido na linguagem e na culinária, onde é conhecido como chocolate branco. É por essas e outras que ninguém vai ficar confuso quando você pedir ou usar esse ingrediente. Ou seja: se todo mundo identifica aquilo como chocolate, não tem motivo para usar outra palavra.

Agora, convenhamos: toda essa controvérsia é superada quando lembramos como o chocolate branco é doce e cremoso. Combinando muito bem com frutas e mousses, além de possuir uma coloração dourada linda quando caramelizado. Vai dizer que não deu vontade de comer pelo menos uma barrinha?

continua depois da publicidade