Como secar roupas mais rápido? Confira dicas e truques

Existem algumas formas de fazer sua roupa não ficar muito tempo no varal, sabia? Confira a seguir.

Cuidar da lavagem das roupas é uma tarefa que precisa ser feita frequentemente, ainda mais em casas com vários moradores. Se você já sofreu com roupas que demoram muito a secar, sabe bem que as peças acabam ficando com aquele cheiro de “cachorro molhado”, como diria a sua avó.

continua depois da publicidade

O problema só piora em temporadas de chuva, quando precisamos estender as roupas dentro de casa e a falta de Sol desacelera o processo de secagem. Foi com esse tipo de situação em mente que separamos algumas dicas e truques para que suas roupas sequem mais rápido. Confira:

1. Valorize a centrifugação

Na hora de escolher uma boa máquina de lavar, é preciso considerar diversos fatores, como as opções de lavagem, os tipos de tecido com as quais a máquina trabalha e, claro, a centrifugação, que nem sempre está nos programas de lavagem das máquinas semiautomáticas e que não faz parte dos tanquinhos.

continua depois da publicidade

É claro que isso tem a ver também com a sua disponibilidade financeira, mas, caso você tenha apenas um tanquinho ou lave a roupa à mão, é possível investir somente na centrífuga, que é bem mais barata do que uma máquina de lavar.

O ato de centrifugar as roupas é extremamente eficiente e consegue retirar todo o excesso de água, sendo bem mais prático do que torcer as roupas com as mãos.

2. Pendure as peças do jeito certo

A forma como você dispõe as suas roupas no varal também interfere no tempo de secagem. Por isso, sugerimos que você use um varal onde possa dispor as roupas sem que elas fiquem perto demais umas das outras, o que faz com que o ar circule melhor entre elas.

continua depois da publicidade

Se o espaço aí em sua casa for pequeno, use cabides para pendurar as peças, método que, inclusive, evita que suas roupas se desgastem rapidamente.

No caso das calças jeans, o ideal é sempre pendurá-las com grampos e pelas barras, para que os bolsos e a parte da cintura, que é mais grossa, sequem bem.

3. Conte com a toalha

Se você tem pressa e precisa secar uma camiseta, por exemplo, tente o truque da toalha. Depois da lavagem, enrole a roupa molhada em uma toalha seca e limpa e torça bem essa roupa, para que o excesso de água seja absorvido pela toalha. Depois, pendure a roupa como de costume e veja como ela vai secar mais rapidamente.

continua depois da publicidade

4. Use um ventilador

Está com muita pressa? Então, após usar o truque da toalha, pendure a roupa e posicione um ventilador ligado de frente para ela. Acredite: ajuda muito.

5. Coloque álcool na máquina de lavar

Na hora do último ciclo de lavagem, adicione duas tampinhas de álcool à água que está enxaguando a roupa. Isso funciona porque o álcool ajuda a água a evaporar mais rapidamente. É uma dica ótima para dias chuvosos.

Viu só como dá para acelerar o processo de secagem das suas roupas? Agora é só colocar essas dicas em prática.

continua depois da publicidade