Conheça as características do gato selvagem mais perigoso do mundo

O gato-bravo-de-patas-negras chega a andar 32 km por noite para encontrar sua presa.

Imagine as características do felino mais perigoso do mundo: grande porte, garras enormes, dentes afiados…? Nada disso. O gato mais mortífero do planeta é uma fofura. Ele é nativo da África, Botsuana e Namíbia. Sendo o menor felino do seu continente, a espécie mede entre 35 e 52 cm de comprimento, chega a apenas 20 cm de altura e seu peso varia de 1 a 3 kg.

continua depois da publicidade

O gatinho ganhou fama na internet pela contradição entre sua aparência e a perspicácia na natureza. Mesmo pequeno, suas habilidades de caça são impressionantes, o que nos faz lembrar dois ditados populares: “tamanho não é documento” e “nunca julgue um felino pela fofura”.

O gato-bravo-de-patas-negras, cujo nome científico é felis nigripes, apresenta uma pelagem densa e macia que serve para protegê-lo do frio intenso das noites desérticas.

continua depois da publicidade

Os pelos do animal são de tonalidade clara e contrastam com pequenas pintas e listras pretas, o que garante melhor camuflagem. Junto a isso, sua habilidade em saltar assegura um aproveitamento de 60% em suas caçadas, de acordo com a BBC.

É claro que o gato não simboliza perigo para animais de grande porte, como gnus e gazelas – espécies vitimadas por felinos maiores -, no entanto, é essa alta taxa de sucesso em suas empreitadas que garante o título de gato selvagem mais perigoso do mundo.

O bicho costuma se alimentar de pássaros e chega a andar até 32 km em uma só noite para capturar uma presa.

continua depois da publicidade

O gato-bravo-de-patas-negras tem hábitos noturnos, por isso, dificilmente são observados. Ademais, ele é pouco sociável. Quando ouve algum barulho ou movimentação, tende a se afugentar, fato que não permite uma grande aproximação entre pesquisadores e o bichano.

Sendo assim, o animal é pouco estudado e considerado vulnerável pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) que, em 2002, estimou existir menos de 10 mil exemplares da espécie em ambiente selvagem.