Confira dicas práticas para fazer a limpeza de seu ventilador

Saiba como limpar cada tipo de ventilador, seja ele de mesa, de coluna ou até mesmo o ventilador-torre.

Nos dias de calor ou até mesmo naquelas horas que você precisa de um ambiente mais arejado, o ventilador é um item indispensável. No entanto, a limpeza periódica deve ser feita para evitar que o aparelho, ao invés de melhorar a qualidade do ar, jogue ainda mais poeira.

continua depois da publicidade

Por isso, é essencial saber como limpar o ventilador, seja ele de qualquer tipo, de mesa, de coluna ou até mesmo o ventilador-torre. Assim, você evita problemas respiratórios ao mesmo tempo que mantém a peça bonita e limpa.

A seguir, confira dicas práticas que selecionamos para você saber como limpar seu ventilador.

continua depois da publicidade

Como limpar ventilador de mesa, de coluna e ventilador comercial

Esses ventiladores devem ser limpos duas vezes ao mês. Antes de começar a limpeza, é importante retirá-lo da tomada. Após isso, tire a parte da frente do ventilador e limpe o aparelho com um pano macio, ou então, com aquelas escovas que vêm com uma pá de lixo.

Quando acabar de tirar a poeira grossa, umedeça o pano com água e sabão neutro. Não precisa usar detergente.

Como limpar ventilador de teto e de parede

Antes de começar a limpar esses ventiladores, desligue a energia do ambiente. Para fazer o processo de limpeza nesses ventiladores, você vai precisar de uma escada para alcançar o teto. Por isso, confira a segurança da mesma antes de subir.

continua depois da publicidade

Depois de conferir tudo isso, você já pode dar início a limpeza do aparelho, e do mesmo jeito que os ventiladores portáteis, com pano úmido e sabão neutro.

Uma dica é colocar um produto contra ferrugem na parte de metal, para evitar que o ventilador fique com uma aparência de velho.

Outra dica é utilizar escovas próprias para limpeza de ventiladores de teto. Elas são super práticas, funcionam muito bem e têm formato perfeito para limpar as pás. Além disso, com essas escovas, você não precisa usar escada, basta juntar a escova a um cabo de vassoura ou algo mais comprido, tornando o processo mais simples e seguro.

continua depois da publicidade

Por fim, uma última dica. Para evitar que seu ventilador de teto junte pó, deixe ele um tempo na exaustão (quando ele está ligado para cima), desligue-o e ligue-o de novo, mas agora para baixo, na ventilação.

Esse processo é ótimo para tirar a poeira grossa. Só não se esqueça de sair de perto quando ligar o ventilador para baixo, porque pode voar sujeira para todos os lados.

Em relação aos ventiladores de parede, você vai precisar de uma escada para alcançá-los e tirar a grande da frente para limpar as pás.

continua depois da publicidade

Como limpar ventilador-torre

O ventilador-torre, ou ventilador vertical, é um modelo mais delicado e exige maior cuidado na hora da limpeza. Para começar, assim como os outros aparelhos, desligue-o da tomada.

Após isso, comece a limpar a parte de fora do ventilador-torre com um pano úmido, mas sempre tomando muito cuidado com a parte elétrica.

Em alguns modelos desse tipo de ventilador, dá para tirar a grade da frente, o que ajuda na hora de limpar o ventilador por dentro. Caso seu ventilador-torre seja desse modelo, use um pano que não solte fiapos para fazer a limpeza no interior do aparelho. Se seu modelo não permitir retirar a grade, você pode usar um pincel macio e seco para completar a limpeza.

Pronto. Agora que você já sabe como limpar cada tipo de ventilador, mãos à obra.