Mistérios da Nasa: confira 6 curiosidades que você não conhecia

Para quem sempre quis ir ao infinito e além, essa é uma instituição que, com certeza, vale a pena conhecer. Para embarcar, comece lendo o texto a seguir.

A National Aeronautics and Space Administration (NASA — Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço), foi fundada em 1958, nos Estados Unidos pelo presidente Eisenhower. Conhecida por ter levado o homem à Lua, a agência tem muitos projetos que vão desde robôs, até telescópios, aeronaves e foguetes.

continua depois da publicidade

Além de muitas conquistas de engenharia, a NASA também acabou caindo no gosto da cultura pop (e até sendo parte de muitas teorias da conspiração). Para satisfazer a curiosidade que muitas pessoas têm, separamos fatos surpreendentes sobre essa agência.

1. A roupa dos astronautas

As roupas utilizadas pela NASA são chamadas de Unidade de Mobilidade Extraveicular (EMU — Extravehicular Mobility Unit) e é feita para proteger o astronauta das temperaturas extremas (capazes de variar, em poucos minutos, entre – 150ºC e + 120º C), radiação e lixo espacial.

continua depois da publicidade

2. Invasão de Marte

Em 1997, os iemenitas Adam Ismail, Mustafa Khalil e Abdullah al-Umari, quiseram processar a agência espacial, alegando que o planeta vermelho teria sido uma herança que seus antepassados, há milhares de anos, teriam deixado para eles.

3. Tecnologia em arminhas de água

O mesmo engenheiro que ajudou a criar o bombardeiro B-2 Spirit dentro da NASA, foi o criador da pistola de água, e sucesso mundial de vendas, Super Soaker.

4. Computadores fracos deram muito resultado

O computador mais poderoso utilizado pela NASA quando levou a humanidade à lua tinha 64 kb de memória. O mais simples smartphone vendido hoje tem dezenas de vezes isso.

continua depois da publicidade

5. Uma mulher salvou a missão Apollo

Margaret Heafield Hamilton foi a pesquisadora responsável por desenvolver o programa de voo para que a Apollo 11 pudesse realizar sua missão. Sem essa contribuição o projeto teria falhado.

6. As gravações originais do pouso na Lua não existem mais

A NASA admitiu que gravou, sem querer, em cima da fita na qual o primeiro pouso na Lua foi registrado originalmente. Para nossa sorte, havia cópias em uma instalação de treinamento e na emissora CBS.

Agora, quando estiver em uma loja de miniaturas ou de brinquedos e vir a famosa logo da National Aeronautics and Space Administration, não perca a oportunidade de dar uma aula sobre os diversos fatos aprendidos sobre ela. É sucesso garantido.

continua depois da publicidade